Dicas

As melhores dicas e tutoriais para facilitar a sua vida

Servidor CDN gratuito para acelerar seu site

Dicas View Comments

Cansado da lentidão que ocorre durante o carregamento dos arquivos que compõem um site a partir do servidor onde ele está hospedado? Então o que acha de usar um serviço de CDN gratuito com centenas de servidores espalhados pelo mundo? Conheça agora o CoralCDN que promete dar um bom gás ao carregamento do seu site.

O CoralCDN é uma rede de distribuição de conteúdo (Content Delivery Network) baseada em P2P que possui 206 servidores espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil. Ele foi feito para evitar que o carregamento do seu site seja prejudicado quando uma grande quantidade de visitantes acessam a mesma página, fazendo todos caírem.

Já pensou sair do ar devido a sobrecarga no servidor onde seu site está? Esse problema torna-se muito comum quando uma indivíduo está numa empresa que compartilha uma mesma máquina, o que é muito comum, e então recebe uma quantidade enorme de visitas vindas de sites de envio de notícia e então fica offline. Você pode até correr o risco de ser expulso ou ser convidado a assinar um plano de dedicado, mas isso nunca mais deve acontecer após usar o CoralCDN.

A rede deles é composta de diversos proxies e servidores de nome (DNS) que salvam em cache as informações do seu site como imagens, estilos CSS e scripts JS, reduzindo a carga no servidor principal e distribuindo a demanda dentre os servidores participantes do sistema CoralCDN.

O problema é que é muito difícil usar o CoralCDN, bastando mudar o início do link para:

seusite.nyud.net

Viu como é complicado (risos)? No momento em que este artigo está sendo redigido, estou usando o CoralCDN através de um plugin para WordPress que substitui todos os links para scripts, estilos e imagens por endereços através da rede do CCDN. Isso significa que o que antes era carregado através de:

https://amigogeek.net/wp-content/images/pasta/imagem.jpg

Agora passa a vir de:

http://img.amigogeek.net.nyud.net/pasta/imagem.jpg

Assim, a carga que iria somente para os servidores da HostGator, passa a ser distribuída pela CoralCDN, acelerando o carregamento independente de que parte do globo você estiver. Junte isso ao sistema de cache que utilizo e você tem um site super leve que não sobrecarrega o servidor.

Se você curtiu, basta colocar qualquer endereço da internet antes de nyud.net para que a página carregue através do CoralCDN. O mesmo vale para os scripts, imagens, vídeos, músicas, enfim, tudo o que compor seu site. Basta substituir o link colocando o domínio antes de nyud.net.

Se você usa WordPress, experimente este plugin. Você também pode instala-lo clicando em Plugins > Adicionar Novo e digitando Free CDN. Se desejar uma tradução para ele, clique aqui. Basta extrair e enviar para a pasta raiz do seu blog, onde tem o diretório wp-content e substituir tudo. Se você está visitando um site e deseja carrega-lo pela CoralCDN, arraste esse link para a sua barra de favoritos e clique nele após acessar o endereço desejado. Existem outros plugins nesta página.

Bom, espero que você tenha entendido e gostado desta dica. Qualquer dúvida e comentário é bem vindo, bastando usar o formulário abaixo.

Compartilhe

Leia também...

Temas Populares

  • Mingle - Multi-purpose WordPress Theme
  • Folioway - Premium Portfolio WordPress Theme
  • Striking Premium Corporate & Portfolio WP Theme
  • Karma - Clean and Modern Wordpress Theme
  • King Size - fullscreen background WordPress theme
  • PictureThis - Fullscreen Portfolio WordPress Theme

Sobre o Autor

Escrito por Cadu Silva

Amante da tecnologia e informática, busca trazer sempre informações úteis e relevantes para os leitores do AmigoGeek, blog criado por ele para ajudar e facilitar a vida das pessoas. Tem 20 anos e mora em Natal, no Rio Grande do Norte.

  • http://twitter.com/veiadigital Veia Digital

    Bacana! Mas funciona mesmo? O conteúdo não poderá sofrer ação de sniffers?

  • http://www.cadusilva.com/ Cadu Silva

    Qual a diferença? Todo conteúdo que trafega pelo CDN mostrado neste artigo poderia ser acessado, visualizado e baixado se os arquivos fossem carregados diretamente do seu servidor.

    Como dito, os seus arquivos CSS, Imagens e JavaScript são enviados a diversos servidores, formando caches e tornando o carregamento dos mesmos mais rápidos pois estes servidores estão espalhados por TODOS os continentes (menos o polo sul, rs).

    Assim, por exemplo, os arquivos do AmigoGeek não seriam carregados somente a partir dos servidores americanos da HostGator. Creio que os arquivos enviados ao CDN não trazem riscos pois com ele ou sem ele seria possível facilmente acessa-los.

    Abraços!

  • http://technow.ws/ Lucas Dillmann

    Alternativo ao CDN, que com excessão do CoralCDN normalmente custa caro, existe o nginx (pronuncia-se engine x).

    No caso, trata-se de um simples servidor HTTP com altíssima performance e baixo consumo de recursos. O único ponto fraco, se assim podemos dizer, é de que requer acesso root ao servidor (via SSH) para poder instalar, seja em uma porta alternativa ou funcionando como proxy para o Apache, este último bem mais recomendável e ao mesmo tempo mais complicado.

    No meu caso em específico uso o nginx e posso dizer que até o momento ele se mostrou extremamente eficiênte. CDN também é e inclusive ganha pelo fator de o conteúdo estático estar distribuido por todo o globo, mas perde por custar alguns dólares (ou reais, mas não sei se existe algum brasileiro de confiança).

    No fim das contas tudo acaba em um item: pagar por qualidade ou ir de alternativos.

  • http://www.cadusilva.com/ Cadu Silva

    Muito boa sua dica sobre o NGNIX, porém ele realmente não é um CDN mas tira um peso do servidor. Bom, existem sim servidores CDN brasileiros bons, como esses:

    - Distribui
    - Exceda
    - Global Crossing (Essa empresa é provedora de banda para as ISPs brasileiras. Possui quilômetros de fibra no território brasileiro.)
    - Samba Tech (O R7 da Record e o SBT ficam lá)
    Admotion (tem apenas 2 pontos de acesso, um em São Paulo e um Buenos Aires)

    Pena que não são nada baratos para quem não pode investir tanto.

    Abraços!

  • Pedro Henrique

    Poxa, muito bom… O CDN para WordPress, é totalmente gratuito Cadu? Abraços.

  • http://www.cadusilva.com/ Cadu Silva

    Sim, tudo nesse artigo é gratuito e este CDN não serve só para WordPress. Você pode usa-lo simplesmente para acessar um site, transformando o serviço num mero proxy ou usa-lo no seu site independente da plataforma como um CDN mesmo.

    Por exemplo, para acessar o Google, você poderia digitar http://google.com.br.nyud.net/ – assim ele funcionaria como proxy.

    Já que você quer usar para carregar uma imagem tipo seusite.com/pasta/imagem.jpg, você poderia substituir o link por seusite.com.nyud.net/pasta/imagem.jpg – assim ele funcionaria como um CDN.

    Abraços!

  • Marcelo

    Legal, mas qual a pegadinha?

    Digo, porque eles ofereceriam isso de graça?

  • Marcelo

    Eu andei testando aqui e aparentemente não há mais servidores no Brasil.

    Chequei o ip das páginas criadas e só deu eua e uk.

    Alguém tem conseguido direcionar do Brasil mesmo?

  • http://twitter.com/rdeprera Reinaldo Deprera

    Para um blog pessoal é uma ótima solução. Agora, para oferecer esta solução a terceiros (clientes por exemplo) isso é uma péssima ideia.

    Primeiro que um serviço de CDN gratuito só tem 1 objetivo comercial: Obter o máximo de utilizadores do serviço para um dia passar a cobrar por isso.

    Segundo que você vai ter que confiar nos relatorios de desempenho deste serviço. Ou criar uma ferramenta própria para saber o real desempenho que cada um dos cluster deste serviço oferece e verificar se estes realmente existem (O que é impraticável.). Digamos que eles não mantenham um servidor no Brasil ou outra região e você nem ficar sabendo disso. Em outras palavras, o serviço de CDN ao invés de te ajudar, vai te prejudicar.

    Resumo da ópera: O melhor mesmo é implementar seus prórpios clusters, load balance etc ou um serviço de CDN pago como o da Amazon (dentre outros)

  • http://www.cadusilva.com/ Cadu Silva

    Estarei em breve publicando um artigo sobre uma outra opção de CDN que está sendo usada por sites de altíssimo tráfego e que prometeu instalar servidores na América do Sul até o final do ano. Esta solução é ainda melhor que o CoralCDN, sendo igualmente gratuita.

    Em breve!

blog comments powered by Disqus