Google Checkout já aceita cartões brasileiros
Sim, parece que finalmente poderemos usufruir do Google Checkout no Brasil. Nosso país já aparece na lista de lugares aceitos e nosso idioma já está ativado no painel. Só faltava mesmo associar um meio de pagamento. E foi isso que eu fiz hoje, com sucesso! Acabo de adicionar meu cartão de credito Visa em minha conta no serviço intermediador de pagamentos do Google.
Isso já era de se esperar com a chegada do PayPal ao país. O Google já dá as caras por aqui há muito tempo, mas por algum motivo obscuro o Checkout mais “próximo” era o de Portugal. Alguns conseguiam usar o serviço com workarounds, se fazendo passar por cidadão de outro país, mas isso hoje não é mais necessário.
Tudo o que você precisa fazer é acessar o site do Google Checkout e fazer login com sua conta do Google (aquela usada para entra no Orkut ou no GMail). Depois preencha corretamente um formulário e seja bem vindo ao serviço. Na barra lateral esquerda existem links para você editar seu endereço e associar um cartão de crédito. Lembre de pagar a fatura do mesmo antes de adiciona-lo pois em caso contrário, ele pode ser recusado.
Uma vez aceito, você estará feito e poderá aproveitar para comprar em qualquer lugar do mundo que aceite Google Checkout via internet. Ainda não confirmei se há a conversão automática para reais como acontece no PayPal, mas se você souber, avise nos comentários. O que importa no final é que esta é uma excelente notícia para o mercado brasileiro que passa a contar com mais um grande player no setor de intermediação de pagamentos que já conta com nomes como PayPal, PagSeguro, MoIP, Pagamento Digital e muitos outros.
Hoje o Google Checkout aceita as seguintes bandeiras:
- American Express
- Discover
- MasterCard
- Solo
- Visa
- Visa Electron
Meu cartão é daqueles híbridos do Bradesco (crédito e débito) mas funcionou perfeitamente por ser Visa e Visa Electron. Se você usa o Google Chrome, vai gostar deste complemento que te avisa sobre promoções em sites que usam o Checkout. Agora é questão de tempo até que as lojas virtuais e outros serviços online passem a se integrar com a ferramenta do Google. Por enquanto, aproveite as ofertas internacionais e boas compras!
UPDATE: No momento, apenas usuários que moram nos Estados Unidos e Reino Unido podem se tornar vendedores no Google Checkout. Portanto, você ainda assim pode se cadastrar hoje, mas para uma conta de comprador que, como dito no artigo, funciona normalmente com nossos cartões. Não se sabe quando usuários dos demais países poderão se tornar vendedores.