Google Chrome para Android testa recurso similar ao Opera Turbo

O Opera Turbo é um recurso bastante usado quando o objetivo é economizar no plano de dados consumindo o mínimo possível de tráfego e isso é feito graças a um sistema de compressão e aceleração oferecido pela Opera Software.

Quando você acessa um site com o Opera Turbo ativado, a página é enviada para os servidores da desenvolvedora do navegador que comprime o conteúdo e manda para o browser exibir o resultado na tela do seu smartphone. O recurso primeiro apareceu no Opera móvel para em seguida ficar disponível também na versão desktop.

O Chrome do Android se aproveitará de um sistema de proxy usando a tecnologia SPDY que o Google lançou em 2009 e com isso vai comprimir páginas e imagens antes de enviar o resultado para o smartphone. Por estar ainda em estágio beta, essa opção não é fácil de ser ativada e requer conectar o aparelho ao computador para usar um comando através da interface ADB. Se você souber como fazer isso, a seguir está a linha de comando que vai ativar o recurso:

adb shell 'echo "chrome –enable-spdy-proxy-auth" > /data/local/tmp/content-shell-command-line'

Se preferir, aguarde até que isso esteja disponível sem tanto malabarismo para ser ativado. Neste momento estou com o Chrome 26.0.1410.58 instalado no Samsung Galaxy Nexus e não há nada nas configurações referentes a compressão. O que atualmente existe é um sistema que carrega as páginas antecipadamente e salva elas em cache para acelerar a abertura.

Esse novo recurso, apelidado de Chrome Turbo, era esperado justamente na versão 26 do navegador, mas pelo visto não é o caso (nem na versão Beta) ou ele funciona de modo transparente, ativado por padrão ou automaticamente quando é percebido lentidão no carregamento. Inclusive, quando o Opera detecta que a navegação não está muito rápida, sugere a ativação do Opera Turbo.

via GSM Arena

Gostou? Compartilhe!
Em 09/04/2013 às 10:18 por em Notícias
Artigo Anterior

Deixe seu comentário