Google Checkout disponível no Brasil
Hora de todo mundo se mexer. Essa é uma das maravilhas do capitalismo e sua concorrência. Agora que o PayPal desembarca no país para torna-lo referência e base de operações na América Latina, o Google parece ter se sentido ameaçado e lança de forma crua o suporte a nosso país no seu gateway de pagamento, o Checkout.
Acabei de criar minha conta nele. E foi tudo por mera coincidência, pois decidi pesquisar sobre a chegada do serviço no país, e fui visitar o site. Até esse momento só sabia que seu desembarque em terras tupiniquins era apenas um sonho. Então fiz login e eis que me deparo com o Brasil automaticamente selecionado no campo de Local. Isso me pegou de surpresa e no momento fiquei feliz, então opa, vamos preencher o restante do formulário e correr para o abraço.
Não tão rápido, Cadu. O suporte ao país ainda é precário e o formulário é o mesmo da versão de Portugal, assim como o idioma do site em geral. É tão português que nem dá para preencher o campo Bairro, já que ele nem sequer existe. Pelo menos constam todos os Estados brasileiros na respectiva lacuna. E se você já ia correndo para lá adicionar seu cartão nacional, nem se anime pois nosso querido dinheiro de plástico ainda não é aceito.
Ele deve ser do tipo internacional para receber uma pequena cobrança que visa confirmar sua posse, assim como aconteceria no PayPal. Meu cartão nacional foi aceito, mas somente para ocupar o respectivo espaço no formulário, o qual pude enviar sem problemas. Mas quando cheguei até o painel, o Google acabou com minha alegria informando que ele foi recusado. Tentei isso e aquilo, pus meu nome abreviado como constava impresso, mas não adiantou.
Na página de ajuda, a razão mais plausível para a rejeição era que ele é nacional e portanto não aceita cobranças de fora do país. Bem, quanto a isso não podemos falar nada pois até o momento nem o poderoso PayPal aceita cartões made in Brazil. Temos que esperar mais um pouquinho.
O importante é que esse é já um grande passo em direção a permitir que nós brasileiros possamos usar um serviço bem bacana que permite fazer compras na internet recebendo a cobrança na fatura do seu cartão. Ainda falta adaptar o formulário de endereço ao estilo nacional, traduzir os termos de uso e a interface para português do Brasil e aceitar aqueles cartões válidos somente em nosso território.
Se não me engano, os bancos devem se preparar pois quando este serviço estiver a todo vapor por aqui, deverá ser possível receber pagamentos do AdSense por ele, que serão creditados no cartão associado a sua conta. Nada mais de bancos, basta usar o dinheiro de plástico e pronto! Além disso, lojas virtuais terão mais um sistema disponível e que devido a atuação no exterior, já possui plugins para os principais sistemas de e-commerce disponíveis.
Agora é apenas uma questão de tempo para um novo player internacional entrar em nosso mercado, aumentando a concorrência e provendo mais qualidade para nossa população, já que compras via internet só fazem crescer com o passar dos anos. Bom, pelo menos a conta já é possível fazer mesmo se seu cartão não for aceito. Se quiser cria-la, basta clicar aqui, fazer login e preencher corretamente o formulário.