O melhor plugin de cache para o WordPress
Esqueça todas aquelas dúzias de plugins que no final não fazem nada pois o W3TC resume num só complemento a função de diversos, como cache do banco de dados e redução de arquivos CSS, HTML e JavaScript, o chamado minify. Tudo dele é organizado em páginas num novo menu que aparece no final da lateral esquerda do seu painel.
Na primeira opção, nas Configurações Gerais, você encontra as funções de ativação e desativação do cache em geral ou apenas de módulos do plugin. Há também uma função de backup e de restauração para que você possa ter uma cópia de segurança ou usar a mesma configuração em blogs diferentes.
As demais páginas são configurações de cada um dos módulos, sendo eles o Cache de Página, o Redutor de CSS, HTML e JavaScript (minify), o Cache do Banco de Dados, o Cache de Objeto, o Cache de CDN e o Cache do navegador do usuário. Ele é, dependendo da hospedagem onde você estiver, bastante automático e não necessita de ação alguma na maioria dos casos.
Desde que os arquivos da sua instalação sejam graváveis pelo servidor, ele poderá editar tudo, desde o HTACCESS até os arquivos de temas e tudo o mais. Se você estiver num host que não permite alterações, como em hospedagens gratuitas, poderá encontrar no menu Install as modificações que precisam ser feitas e em quais arquivos.
Agora pense num site enorme, com alto tráfego, um dos maiores blogs do mundo, o Mashable. Adivinhem qual plugin de cache ele usa? Pois é. Se o W3TC pode fazer milagres para sites tão grandes, imagine o que pode fazer pelos demais. Ele funciona para blogs que usam a plataforma WordPress.org e pode ser baixado indo em Plugins > Adicionar novo ou então clicando aqui.
Segundo lista de benefícios do site oficial do plugin, você poderá deixar seu site 10x mais rápido e ainda economizar 80% de tráfego mensal reduzindo os arquivos que compõem a página. Após uma primeira carga, as consecutivas aparentam ser instantâneas. Mesmo na primeira, o carregamento é rápido e progressivo, além deste ser um plugin compatível com hospedagens desde as compartilhadas até servidores dedicados.
É ver para crer. Você pode comentar suas experiências logo abaixo. O que achou do plugin? Você sentiu melhoras? Conte-nos! Aliás, no momento em que você acessa nossas páginas está vendo uma cópia em cache delas gerada pelo W3TC. O que achou?
Obrigado ao @tplayer pela dica no Twitter.