Notícias

Fique por dentro das novidades sobre informática e tecnologia

Uberlândia deve ganhar internet de 1Gbps

Notícias View Comments

A Algar Telecom (CTBC) planeja lançar velocidades de conexão com a internet de até 1Gbps na região central de Uberlândia e também em Franca/SP, mas esta ultima deve ficar para o segundo semestre deste ano. O valor desta nova velocidade ainda não foi revelado pois dependerá da distância do usuário em relação a central da operadora.

O projeto irá usar o padrão Fibra até a Casa (Fiber To The Home – FTTH), sendo destinado a  desenvolvedores de aplicações e agências de publicidade. Entre o público residencial, o alvo são pessoas que gostam de jogos online e streaming de vídeo.

Durante o ano de 2011, as pessoas que moram fora das cidades citadas no primeiro parágrafo terão acesso a um novo leque de velocidades. O que antes chegava no máximo a 20Mbps, deve passar a alcançar os 100Mbps para toda a base de clientes. Além disso, devem chegar também novos serviços como vídeo sob demanda, que será lançado no segundo semestre, e monitoramento por câmeras IP que deve ser lançado ainda na primeira metade de 2011.

Outra novidade é uma plataforma que permite personalizar os serviços de Banda Larga, o que segundo a CTBC é a primeira solução nesta modalidade na América Latina. Já existe um serviço baseado na nova plataforma chamado Banda Larga Perfil que funciona com velocidades diferentes dependendo do período. Das 9h às 21h, a velocidade do assinante vai até os 200Kbps e depois desse horário, além dos fins de semana, a velocidade sobe até os 1Mbps. O novo pacote custa R$ 79,90. Segundo a empresa, esta nova plataforma, quando empregada no mercado corporativo, permite privilegiar o acesso de determinada aplicação.

Esta movimentação toda da Algar pode ser devido as promessas dadas por outras empresas, como a GVT, que deve se expandir pelo Brasil e lançar novos serviços como a TV por assinatura na segunda metade do ano. Mas fornecer 1Gbps no Brasil para residências é uma ótima notícia, até então inédita, que põe o nosso país na lista das nações com altas velocidades de acesso a internet, mudando um quadro triste que nos rotulava como internet mais lenta e cara do mundo. O ano de 2011 promete!

(via via)

Compartilhe

Sobre o Autor

Escrito por Cadu Silva

Amante da tecnologia e informática, busca trazer sempre informações úteis e relevantes para os leitores do AmigoGeek, blog criado por ele para ajudar e facilitar a vida das pessoas. Tem 20 anos e mora em Natal, no Rio Grande do Norte.

  • http://twitter.com/ShinyServers ShinyServers

    Eu também quero conexão de 1 Gbps

  • http://pulse.yahoo.com/_KVVHNN3VRO7Y6AYX7DASOD5ZB4 Jaider

    Sou daqui de Uberlândia… E sou assinante da CTBC… Atualmente pago 99 reais por 2Mbps, um absurdo total…
    A CTBC é a única operadora aqui na região, então ela cobra os olhos da cara pela internet… Até um ano atraz 1,2Mbps o preço era 102 reais….

    Agora a CTBC me vem com essa de 1Gbps… “Isso non ecziste!”como dizia o padre Quevedo… Isso é balela, pois a GVT está cabeando a cidade de Uberlandia, que é a grande teta da CTBC.

    Uma empresa que está com suas rotas de saída, para backbones internacionais, SATURADAS (informações me passadas por engenheiros do CORE da CTBC) oferecer banda larga Gigabit…..!??? É querer aparecer mesmo…..

    Tomara que a GVT cabeie grande parte da cidade… Principalmente minha rua… ;)
    Que vou ligar para a CTBC e cancelar meu contrato no mesmo segundo.

  • http://www.cadusilva.com/ Cadu Silva

    Quem não quer, não é mesmo?

    Abraço!

  • http://www.cadusilva.com/ Cadu Silva

    Bom, aqui temos o monopólio da Velox que oferece 520Kbps (vendido como 600Kbps) por R$ 108. Realmente, de nada adianta prometer para não poder cumprir. Não passa de nome bonito. Vamos ver como a CTBC vai se mover com outra empresa criando raízes bem no seu coração. E que vença o cliente!

    Abraços!

blog comments powered by Disqus