Como adicionar imagens e HTML na assinatura do GMail
Sim, o Google Mail já possui um editor de assinatura e de composição de mensagens chamado WYSIWYG, porém ele não permite edição do código HTML nem a adição de imagens alinhadas, flutuando ao lado do texto. Apesar disso, inserir uma figura na assinatura e no corpo do e-mail é perfeitamente possível.
Outra coisa que você não pode, pelo menos oficialmente, é adicionar códigos como tabelas e outros, por exemplo. Neste artigo ensinarei como burlar essas limitações e adicionar qualquer código HTML que você desejar em sua mensagem e/ou na assinatura.
Tudo o que você precisa é de um editor WYSIWYG, mas um daqueles completos. Para este exemplo, vamos usar o Online HTML Editor. Primeiramente, vou me focar na assinatura. Você pode copiar o código abaixo e edita-lo a gosto. Lembrando que antes você deve clicar no botão HTML que fica bem abaixo da aba Home no editor do site acima.
Cadu Silva
Site pessoal: www.cadusilva.com
Blog: amigogeek.net
Como estamos falando do Google Mail, é interessante hospedar a imagem num servidor com certificado SSL, acessado por endereço HTTPS. Para isso, você pode usar o SSLPic, desde que a imagem possua no máximo 50KB e esteja em formato GIF ou JPEG. O link para a imagem será enviado para seu e-mail. Uma vez colado a citação acima, saia do modo de código e vá para o modo visual clicando novamente no botão OK. Então você verá isso:
Depois de editar sua assinatura, você deve pressionar CTRL+A para selecionar tudo, no modo visual mesmo. Agora basta ir nas configurações do GMail e no campo de assinatura, basta apagar o que estiver lá e colar o conteúdo da sua área de transferência. Você verá que a imagem sairá perfeitamente alinhada, flutuando ao lado do texto da assinatura. Confira:
Agora em todo e-mail que você enviar, tanto você quanto o destinatário poderá ver a imagem que pode ser o logotipo do seu blog, sua rubrica ou ainda a logomarca da sua empresa. Veja abaixo um exemplo de um e-mail de teste que enviei para o @mathiaskroy.
Para fazer isso e muito mais, como a já falada adição e tabelas e outros códigos não permitidos pelo editor padrão do GMail, basta usar o Online HTML Editor e criar o e-mail a gosto, com tudo o que tem direito. Depois, copie o conteúdo no modo visual e cole no corpo do e-mail a ser enviado. Ele conterá tudo o que você criou, ainda que oficialmente o e-mail do Google não permita a adição através do editor próprio.
Bom, agora use sua imaginação e faça bom proveito da dica ensinada hoje. Seria legal que o Google permitisse tal configuração nativamente, mas já que ele usa um editor mais simples, usando um mais complexo e colando no do GMail funcionará. A imagem enviada para uma hospedagem via HTTPS serve para que a segurança da sua caixa de entrada não seja ameaçada por um item inseguro.
Espero que gostem!