GVT dá os primeiros passos no RN

em Notícias • 4 minutos de leitura

A Global Village Telecom (GVT) acaba de dar um novo passo em direção a atuação nacional, chegando ao cantinho do país, o Rio Grande do Norte. Natal, a capital potiguar, deverá usufruir de velocidades desde 3 até 100 megabits por segundo (Mbps) até o final do ano. Até o momento, já existe uma central da operadora na capital do Estado (num local desconhecido) e graças a isso o número 103 25 já foi liberado.

Apesar disso, ainda não é possível fazer o pré cadastro.  Quem tentou ligar para o 103 25 na capital e região metropolitana encontrou problemas em alguns locais ao tentar discar de um Oi Móvel. A Claro simplesmente não completa a ligação, enquanto a TIM e a Vivo funcionam perfeitamente em qualquer lugar, assim como o Oi Fixo. Repito que, até o momento, quem tentou fazer pré cadastro é informado que o CEP não consta e que não há previsão de instalação na cidade. Tudo para manter o sigilo.

GVT no Natal

Uma RFP para compra de cabos termina hoje e apesar de não sabermos o Estado de destino, pode ser que nos próximos dias possamos ver homens trabalhando nas ruas cabeando a cidade para receber um novo player no setor de internet e telecomunicações.

Hoje o cenário de banda larga em todo o Estado é um dos mais caros do país e não seria exagero dizer que a nível mundial a história não muda. De acordo com reportagem de um jornal local, a Tribuna do Norte, o RN paga cerca de 120% mais caro por velocidades ridículas em comparação com os Estados vizinhos. Empresas locais compram links de fora devido ao alto custo dos adquiridos localmente. Com a nova empresa, poderemos experimentar velocidades até então inéditas por preços igualmente novos e jamais vistos por aqui.

A velocidade de 1 megabit por segundo sem telefone e com uma franquia mensal de 40GB custa R$ 109,90. Uma velocidade dez vezes superior com telefone incluído na GVT custa apenas R$ 129,90 na GVT. Quanto a previsão de quando as obras começam, as coisas vão do otimismo ao pessimismo e na melhor das hipóteses, ainda em agosto sua calçada pode ser quebrada. Na pior, daqui a 3 ou 4 meses veremos buracos nas ruas para passar o cabeamento a exemplo de outros estados.

Na comunidade GVT – Natal no Orkut já existe um tópico com um mapa para que possamos monitorar como andam as obras assim que elas forem iniciadas. Lá você também poderá ver noticias em primeira mão sobre a chegada da nova operadora no Estado, além de trocar idéias com outras pessoas que aguardam ansiosamente por uma banda mais larga. Atualmente, já estamos rumo aos 700 membros, o que é mais que o dobro da comunidade de João Pessoa onde a GVT já atua a alguns meses.

O cenário atual do RN

Como dito anteriormente, pagamos 120% mais caro por internet em comparação com os Estados vizinhos. Empresas locais como a Cabo Telecom compram links de Fortaleza pois lá é mais barato do que o mercado local. Apesar disso, uma parceria com a Embratel pode fazer com que os preços caiam dentro de dois meses.

Já a Oi fez uma atualização na sua rede com um novo cabeamento, porém até o momento não fez nenhum movimento além de baixar o preço da velocidade máxima oferecida por aqui, de 1Mbps, porém adicionando franquia mensal de dados. Acredita-se que ela esperará até a ultima hora antes de lançar o seu Velox Ultra para se manter no páreo da nova era da internet potiguar.

O futuro

Lembre-se bem de como as coisas estão hoje, pois estes são os últimos meses da atual situação em que nos encontramos. Finalmente contaremos com maior concorrência, queda nos preços e mais qualidade nos removendo da inércia do mercado de banda larga local. A GVT deve cumprir sua promessa e chegar a novos Estados do Nordeste ainda este ano, continuando sua expansão pelo Brasil.

O site GVT no Natal também deve abrir nos próximos dias com o blog oficial que informará os passos da instalação no Estado.

Previsões

Ciente de que são apenas suposições baseadas em acontecimentos recentes e comportamento em outras capitais, publico aqui uma previsão dos próximos passos no Rio Grande do Norte.

  • Em Agosto devem iniciar-se os cabeamentos;
  • Em Setembro eles devem continuar até atingir a porcentagem de cobertura inicial (cerca de 30~40%) na capital do Estado;
  • Em Outubro devem começar os primeiros testes nas residências em áreas onde o cabeamento foi concluído ou está em avançado estado de instalação;
  • Ainda em Outubro/Novembro devem começar as vendas públicas;
  • No penúltimo mês do ano, uns 30% da cidade e regiões metropolitanas devem estar fazendo a escolha feliz.

Torçamos para que estas previsões de fato se realizem!

Quer saber das ultimas novidades da GVT por aqui? Participe da Comunidade GVT em Natal no Orkut ou assine o feed RSS do blog para um pacote concentrado de informações!

30/07/2010 às 15:16
Quer comentar esse artigo? Use as redes sociais!
Mencione o @BlogAmigoGeek ou comente em nossa fan page.
6a2c71d944c0772b1844952d3de7dd4d)))