O que um endereço de e-mail diz sobre você

em Artigos • 6 minutos de leitura

Sim, pode ser que você não saiba, mas seu endereço de e-mail diz muita coisa sobre sua pessoa e mesmo que passe a impressão errada, é algo que pode arruinar sua reputação ou pelo menos te impedir de ganhar um emprego, quem sabe. Então a escolha de um bom endereço de e-mail na hora da criação do mesmo é algo fundamental para passar uma boa impressão do seu nível de interação com um computador e as ferramentas que ele disponibiliza as pessoas. Bom, mas o que o nome atrás do @ tem a dizer sobre o seu usuário? Vejamos a seguir!


O que um endereço de e-mail diz sobre suas habilidades num computador?

O Live Hotmail

O serviço de e-mails da Microsoft, o Live Hotmail, geralmente destina-se a pessoas recém chegadas a informática e que querem criar um Orkut ou acessar o Windows Live Messenger para conversar com os amigos.

É muito fácil, quero dizer MUITO FÁCIL eu receber correntes de pessoas com @hotmail no endereço pedindo para repassar correntes e geralmente essas pessoas fazem questão de mostrar uma enorme lista das outras vítimas da mensagem.

E olhando para esta lista, lá estão outras pessoas usuárias do Hotmail que são potenciais reencaminhadores da terrível mensagem indesejada recebida. Tudo bem que isso deve ter a ver com os números do Live Messenger no país, mas…

Essas pessoas também geralmente recebem muitos vírus e não são muito autodidatas no mundo virtual. Além do mais, na maioria das vezes usam combinações altamente idiotas em seu e-mail, como:

  • eusouocara_2010
  • MEUS_OLHOS_BONITOS
  • fulanagatinha
  • *combinações ilegíveis*

Por essas e outras, quem usa um e-mail @hotmail.com tem altas chances de ser mal visto e ser taxado, ainda que incorretamente, como novato e desconhecedor das coisas da informática e que fez um curso de operador de Windows a anos só para ter o certificado.

O Yahoo! Mail

Geralmente quem usa o Y!Mail acredita que o Bill Gates vai devorar seu disco rígido se a mensagem não for reenviada ou que o uma menina morreu no arame farpado e vai puxar seu pé de noite. Também é comum encontrar pessoas que acham que escrever em minúsculo só funciona se apertar o Caps Lock.

Pelas regras da Netiqueta, isso é também uma tremenda falta de educação pois é o mesmo que gritar, além de ser terrível de ler e cansar a visão do leitor. Pessoas assim em geral possuem nenhum ou um valor insignificante no quesito autodidata.

Algumas coisas são bem parecidas com usuários do Hotmail, então não vale a pena repetir.

O Google Mail

Ah, o GMail. Geralmente quem usa é atraído pelo espaço, organização, integração, compatibilidade, estabilidade, rapidez e capacidade de personalização oferecida pela gigante das buscas gratuitamente e com espaço crescente.

Passa a impressão de que tem como dono uma pessoa mais entendida dos serviços disponíveis na internet e dá um maior ar de profissionalismo. Eu tenho um endereço do GMail, mas uso ele apenas como um backup para quando meus outros endereços falharem. O motivo?

Endereço Próprio

Sim, amigos! Modéstia a parte, eu tenho endereço de e-mail próprio com os domínios que possuo. No caso são o CaduSilva.com e o AmigoGeek.net. As pessoas que usam endereços assim geralmente tem um grau de entendimento muito grande das ferramentas disponíveis na internet, podendo ser até um programador ou designer.

Fora isso, usar um endereço com seu nome ou o da sua empresa em vez de um serviço gratuito como os tópicos acima dá um ar de profissionalismo muito grande e é bem elegante, diga-se de passagem. Eu particularmente uso os e-mails que possuo para falar com os amigos por mensageiros instantâneos e usar serviços da internet.

E quem mais uma vez aparece para estes usuários, digamos, mais profissionais? O Google!

Através do Google Apps, pessoas tem a oportunidade de obter gratuitamente um endereço de e-mail com seu domínio, seu nome, além de a suíte de escritório (Google Docs para Domínios), Calendário, acesso ao Google Talk e outros serviços conhecidos da gigantes e ainda mais alguns do Google Labs.

Também há outros como o Windows Live for Domains, mas isso depende do gosto da pessoa. Eu particularmente uso e recomendo o Google Apps pela facilidade e recursos disponíveis sob a marca Google. Até grandes portais como iG e Globo.com usam. No fim, ninguém vai saber se você usa um ou outro a menos que acesse a página de login do seu e-mail personalizado.

O veredicto

Você pode até não concordar com isso, mas é a verdade. A criatividade dos e-mails que se vê por aí com nomes ilegíveis ou altamente ridículos são usados em larga escala e o indivíduo tem a coragem de adiciona-lo no currículo.

O pior é quando lojas e empresas usam serviços de e-mail gratuitos. Isso com certeza passa uma má imagem. Eu mesmo uso o Windows Live Messenger e Google Talk sem um endereço @hotmail ou @gmail, ou seja, é totalmente possível ser profissional e manter contato com os amigos.

Sobre o tipo de pessoa que usa cada serviço de e-mail, não generalizando, mas na maioria das vezes essa é a mais pura verdade. Se você reparar na sua lista de contatos ou na sua caixa de entrada verá os endereços e as correntes, além de links infectados enviados que você nunca sabe de onde vem – ou para onde vão.

Resumindo

E-mails gratuitos são úteis, há concorrência no setor e isso é bom para o usuário. O que antes não passava dos megabytes hoje chega aos gigabytes ou ao ilimitado. Porém sem duvidas o serviço escolhido, mesmo que não descreva quem você é, pode sim passar uma má impressão.

Se você é um usuário comum, pode mandar todo mundo ir pentear macaco e usar o que der na telha. Ou você pode ir para o GMail que é o mais profissional da lista. Se você é empresário ou tem um blog ou site, recomendo fortemente que você use o Google Apps e tenha seu próprio endereço tanto para e-mails quanto para contato e acesso a sites. Enfim, ele é literalmente seu.

Bom, em breve eu ensino você a criar seu e-mail com o Google Apps usando um domínio gratuito aqui no blog que a partir de agora será mais voltado a dicas para sua vida.

Enfim, você concorda com este pequeno texto? Sua opinião pode ser expressada abaixo, nos comentários!

27/07/2010 às 23:41
Quer comentar esse artigo? Use as redes sociais!
Mencione o @BlogAmigoGeek ou comente em nossa fan page.
266b729243d32a40fe4c4b6fee499df4LLLLLLLLLLL