Como trocar as senhas do modem Sagemcom 1704

em Dicas • 3 minutos de leitura

Agora morando no Recife e com GVT 15Mbps a disposição, recebi o modem Sagemcom F@ST 1704 como cortesia por ter assinado o quarto plano mais veloz da empresa. Pesquisando na internet, percebi um certo clima ruim acerca desse aparelho, incluindo as senhas dos usuários padrão.

De fábrica, temos o admin, o user e o support. O usuário admin vem com a senha gvt12345, mas os outros dois são um verdadeiro mistério para usuários e paranoicos com a privacidade. Há quem diga que funcionários da GVT acessavam seus modems e por pura maldade os faziam reiniciar.

Sagemcom 1704 da GVT

Porém creio que a explicação possa ser um pouco diferente. Mas bem, voltando ao assunto principal, ensinarei agora como você pode alterar a senha dos três usuários digitando apenas alguns comandos. Nenhuma pergunta será feita e a partir do pressionar da tecla Enter, a senha será trocada.

Primeiramente descubra o IP do seu modem e ative o suporte a Telnet no seu sistema operacional caso esteja desativado. Aqui em casa, configurei a rede para dar o IP 10.1.1.1 para o modem e 10.0.0.* para um roteador separado que uso. No Windows 7, ativei o suporte ao Cliente Telnet no Painel de Controle.

Agora com as informações acima em mãos e tudo configurado, abra o Prompt de Comando através do menu Iniciar ou pressionando a tecla com o logotipo do Windows ao mesmo tempo em que aperta a tecla R. Na tela preta, digite telnet ipdomodem. No meu caso será telnet 10.1.1.1. Em seguida será pedido o nome de usuário e a senha. Use os dados para a conta admin.

Depois digite os seguintes comandos, um de cada vez:

passwd support novasenha123
passwd user novasenha123

Claro que você deverá substituir novasenha123 por uma que você considerar segura e fácil de lembrar. Agora feche a janela preta e tudo pronto. A senha foi alterada com sucesso e você não precisa mais ter medo do lobo malvado.

Agora sempre que você quiser alterar a senha nesse modem para os três usuários, poderá acessar o IP dele pelo navegador e ir em Management > Access Control. Se você continuar tendo problemas de queda e reinício, pode ser que você esteja abrindo muitas conexões através de clientes Torrent e gerenciadores de download. Se você usa muito disso, o ideal mesmo é usar o modem em modo Bridge e comprar um roteador como o DIR600 (revisões B1 ou B2) e usar como roteador, servidor DHCP…

Pode ser ainda tentativas de invasão, ataques de negação de serviço ou N outros problemas. Nesse caso, entre em contato com a GVT no número 103 25 e explique a situação. Se você achar que as dicas acima são pouco e ainda suspeita que a GVT é malvadinha, vá em Management > TR-069 Client e clique em Disable. Não sabe o que é um TR-069 Client? Veja na Wikipédia.

Não siga o tutorial acima a menos que seja por sua conta e risco.

(via)

06/08/2011 às 15:10
Quer comentar esse artigo? Use as redes sociais!
Mencione o @BlogAmigoGeek ou comente em nossa fan page.
b8e219d626b51c7cbda573ab5ba181efqqqqqqqq