Aprenda a evitar que a GVT intercepte erros DNS

Desde 2009 a GVT iniciou uma nova prática onde ela, em parceria com o Yahoo, passou a exibir uma página de buscas para erros de DNS quando, por exemplo, o servidor não é encontrado. Na época isso incomodou muitos usuários.

Moro em Recife (PE) e sou cliente GVT há um ano mas até então nunca tinha sequer ouvido falar desta tal página pois ela nunca tinha aparecido para mim. Hoje, ao digitar o endereço de um site que infelizmente não está mais no ar, a página de busca da GVT pipocou na tela sem sequer dar alternativas ao erro pois não havia encontrado nada relacionado aos termos presentes no endereço.

GVT

Pelo que pude ler na internet, muita gente ficou irritada com a novidade da Global Village Telecom, chegando a reclamar na Ouvidoria da tele e até mesmo no PROCON. Apesar deste serviço não estar ativo (ainda) para todos os clientes, parece que aos poucos todos estão recebendo a novidade nas cidades atendidas. Se esta tela abaixo ainda não aparece para você, pode ser que ela venha a surgir em breve – mas não é regra.

Página de busca da GVT

Se você acabou se tornando vítima da terrível página e quer se ver livre disso, voltando a ver as mensagens de erro padrão dos navegadores, você pode mudar as configurações de servidor DNS da sua rede ou no seu sistema operacional. O melhor a fazer é realizar a alteração no modem ou roteador que fornece internet para você ou sua rede pois assim todos os computadores nela não verão mais a página de busca.

A GVT disponibiliza três endereços IP de servidores DNS chamados de OptOut e são destinados para quem não quer ver a página de busca que aparece nos endereços IP padrão. Nas configurações do sistema operacional ou dispositivo que fornece internet para a rede, defina os seguintes IPs como seus servidores de DNS:

  • 200.175.5.188
  • 200.175.89.188
  • 200.175.182.188

Dois desses endereços e instruções para alteração aparecem ao clicar no link “Não quero mais ver esta página” que aparece no rodapé. Pelo menos a partir da minha posição geográfica, a latência se mantive no mesmo patamar dos servidores DNS padrão, ficando em 5 milissegundos. Se quiser testar outros serviços de servidor DNS, pode usar os dois principais disponíveis atualmente:

  • Google DNS 1: 8.8.8.8
  • Google DNS 2: 8.8.4.4
  • OpenDNS 1: 208.67.222.222
  • OpenDNS 2: 208.67.220.220

Portanto, se a página de busca apareceu para você ou caso deseje se precaver e jamais ver ela na vida, utilize as informações acima e fique sossegado. Como o caminho até as configurações variam de acordo com sistema operacional e dispositivo usado, você vai ter que procurar o local certo para editar os servidores DNS.

via Baguete aqui e aqui

Gostou? Compartilhe!
Em 16/08/2012 às 21:50 por em Dicas
Artigo Anterior

Deixe seu comentário