Como salvar a natureza e seus documentos

em Dicas • 5 minutos de leitura

Começo meu texto com uma pergunta: para que você precisa passar seus documentos para o papel? Para ter acesso a eles todo o tempo? Bom, acho que posso te ajudar com isso e de quebra poupar a natureza de perder suas árvores ou ver mais folhas de papel vagando pelas ruas poluindo o ambiente. E ainda assim você sempre terá seu documento em mãos.

Veja bem, o Dropbox é um site onde você pode salvar seus arquivos na nuvem e ter acesso a eles em qualquer lugar e em diversos dispositivos em praticamente todos os sistemas operacionais. Só falando isso já solucionamos o problema do acesso a todo momento a seus documentos que supostamente deveriam ser impressos.

Dropbox

Junte isso ao formato de arquivo PDF, da Adobe, que é bem popular e encontrado em vários locais, como em editais de concursos públicos. Gerar um PDF é fácil e pode ser feito de várias formas, através de impressoras virtuais ou até mesmo complementos para os programas que você usa. Salvar seus documentos em PDF sem imprimi-los ajuda a poupar a natureza e ainda não sofre com degradação com o passar do tempo.

Você pode ler os arquivos gerados facilmente através de uma infinidade de programas, envia-los via email sem precisar escanear coisa alguma, enfim, é um formato com amplas possibilidades. Desta forma, você pode salvar seus documentos em PDF e salva-los no Dropbox para ter acesso a eles sempre que quiser, mostrando e enviando a quem desejar quando der na telha.

O Dropbox

O Dropbox é um site onde, como eu disse antes, você pode tornar seus arquivos disponíveis de qualquer lugar do planeta hospedando eles na nuvem e sincronizando com os mais variados dispositivos, programas e sistemas operacionais. Há um plano gratuito e outros pagos que dão mais espaço. Você começa com 2GB grátis, mas pode ganhar mais espaço indicando amigos, associando sua conta ao Twitter e Facebook e de muitas outras formas. O máximo de espaço gratuito por usuário sobe então para 10GB. Se você ainda não tem conta por lá, clique aqui.

Agora que você tem uma conta, está na hora de saber onde você pode usar esse serviço, afinal é importante poder ter acesso ao documento que seria impresso e assim fazer sentido desligar a impressora e poupar a natureza sem acarretar em complicações maiores. Vejamos abaixo alguns exemplos de locais onde você pode usar sua conta do Dropbox e sincronizar arquivos.

Viu como é bastante extenso o leque de sistemas compatíveis com o Dropbox? Então agora vamos aprender a salvar tudo em PDF.

Salve em PDF, salve o mundo

Bom, vamos a parte final do tutorial que permite a você não imprimir, economizando com papel, tinta e poupando a natureza de mais poluição do que já produzimos e de quebra, podendo acessar tudo de onde estiver.

doPDF: Com essa impressora virtual você poderá imprimir o que quiser em PDF em qualquer aplicativo que tenha um menu Imprimir. Basta selecionar esta impressora na lista e clicar no botão. Uma janela aparecerá onde você pode configurar o arquivo que será gerado. Depois é só enviar ele para o Dropbox e acessar de qualquer lugar.

Doro PDF: Mais uma impressora virtual, um pouco mais simples, ela simplesmente pergunta dados como onde salvar o arquivo, qual o nome do autor, se deseja adicionar senha e etc. Do mesmo jeito que a doPDF, basta selecionar Doro PDF na lista de impressoras que ela faz todo o trabalho sujo restante. Não esqueça de depois enviar para o Dropbox.

Salvar em PDF para Office: Se você usa o Microsoft Office 2007, pode usar este complemento que adiciona uma opção para salvar em PDF ou XPS nativamente na suíte de escritório de Redmond.

PrintFriendly: com esse serviço, você tem a opção de deixar qualquer site da internet pronto para impressão. Cansado de gastar tinta imprimindo todo o layout do site? Dê adeus a esse problema com o PrintFriendly. Porém como imprimir não é nosso objetivo, ele também permite salvar a página em PDF com somente aquilo que importa: o texto e algumas imagens, se você desejar. Você pode ainda clicar em cima de itens que não deseja e apaga-los. Se você usa o Firefox, Chrome ou Safari, arraste este link para sua barra de favoritos. Se você ainda usa o Internet Explorer, arraste este link. Há ainda um complemento para o Google Chrome e botões para você adicionar no seu site.

Lendo o que foi salvo

De nada adianta salvar em algum formato se não é possível lê-lo posteriormente, não é verdade? Então a seguir temos alguns programas que permitem a você ler este formato nos mais diferentes dispositivos e sistemas.

E é isso. Agora você tem o mapa da mina para sempre ter acesso a seus documentos e páginas da internet em qualquer lugar sem depender de impressão em papel. Só imprima se for realmente e absolutamente necessário e assim você estará poupando seu bolso e também o mais importante: a natureza. Como diria uma emissora de TV: “salve o planeta, ele está em suas mãos” literalmente falando!

13/06/2011 às 13:30
Quer comentar esse artigo? Use as redes sociais!
Mencione o @BlogAmigoGeek ou comente em nossa fan page.
35c7fdb5d6f52da4ba51bf9c0c760f73KKKK