Vdio vai oferecer filmes e séries recentes sob demanda
Depois que falamos do Spotify com planos de lançar um serviço de vídeo sob demanda, nosso leitor Gabriel Ramos nos contou sobre o Vdio que é a proposta do co-fundador do Skype e dono do Rdio para entrar nesse mercado, concorrendo com gigantes como iTunes e Vudu.
O Vdio está funcionando em beta fechado somente para residentes dos Estados Unidos e Reino Unido. Ao que parece, ele tem parceria com diversos estúdios (uma lista de respeito, por sinal) para oferecer séries e filmes dos mais recentes disponível a qualquer momento para você assistir em dispositivos compatíveis.
Por causa disso, ele não vai concorrer diretamente com o Netflix que é voltado para produções um pouco mais antigas. Quem ele vai enfrentar mesmo são os já citados iTunes e Vudu que são mais parecidos. No catálogo exibido numa captura de tela presente no site, podemos ver uma amostra da lista de filmes e séries disponibilizados para quem tem acesso ao serviço.
Dentre eles podemos citar Prometheus, Breaking Bad, Ted, Monstros S.A., O Ditador, Uma Família da Pesada, Pulp Fiction, Doctor Who, A Mulher de Preto, Gigantes de Aço e O Espetacular Homem Aranha. A julgar por esta lista, é seguro afirmar que o Vdio já tem parcerias estabelecidas com a Disney, Fox, Sony Pictures, Universal Pictures, AMC, BBC America, Lionsgate, Paramount, CBS e DreamWorks Pictures. De fato uma lista de respeito.
Os usuários vão ter a opção de alugar ou comprar séries e filmes que poderão ser sincronizados em dispositivos como iPad e outros para assistir sob demanda, quando desejar. Será possível também criar conjuntos com suas atrações favoritas e fazer recomendações para seus amigos.
Apesar da recente abertura para uso em estágio beta, o Vdio vem sendo trabalhado desde 2009 e estava quase pronto para ser lançado ano passado quando boa parte da equipe que trabalhava no serviço foi demitida e o foco foi alterado. Segundo Ian Aaron, o CEO do Vdio, eles estavam tentando reinventar a roda quando o Rdio já tinha resolvido vários problemas que eles vinham enfrentando. E apesar das duas empresas serem independentes, ambas compartilham os mesmos servidores, identidades visuais semelhantes, possibilidade de usar uma conta do Rdio para entrar no Vdio e muitas outras coisas.
Infelizmente, não existe a mínima previsão do serviço chegar ao Brasil. Por enquanto o estágio beta limita-se a duas regiões do planeta e só. Uma pena. Porém o serviço já está completamente traduzido para o português, o que já é uma boa notícia.
via GigaOM