Rdio quer usar artistas como recrutadores

Já falamos muito do Spotify por aqui, mas que tal falar um pouco sobre esta notícia a respeito do Rdio (Oi Rdio no Brasil) que anunciou uma proposta onde os artistas são recompensados por cada novo usuário pagante que eles trouxerem ao serviço de streaming de músicas.

Apesar de que os serviços de streaming estarem disponíveis por aí há mais de dez anos, eles ainda tem problemas para se tornarem populares. Se por um lado é difícil conquistar novos usuários, por outro os artistas não querem entrar nessa jogada devido ao minúsculo valor com os quais são pagos.

Rdio

Visando atrair tanto novos artistas quanto novos usuários, o Rdio norte americano resolveu pagar U$ 10 diretamente aos artistas sempre que eles conseguirem fazer alguém se cadastrar e usar um dos planos pagos do serviço por pelo menos um mês. Eles ainda ganham contas gratuitas e ferramentas para personalizar uma página de artista onde todos podem ver o que eles tocam, quais listas de reprodução criaram e quais canções recomendam.

O idealizador disso foi Janus Friis, o mesmo cara que foi o cofundador da rede de compartilhamento Kazaa, o sucessor mais famoso do Napster. No comunicado a imprensa, Friis disse que “não existiria arte sem artistas” e que eles “fazendo parte dessa indústria, sabem muito bem que se não recompensam seu principal contribuidor corretamente, significa que algo deve ser mudado”.

Alguns artistas criticaram a proposta devido ao valor ofertado e pelo fato de que eles já ganham valores insignificantes por dia em retorno pelas músicas reproduzidas nesses serviços de streaming. Numa reportagem do The Guardian é falado sobre um artista que recebeu o equivalente a R$ 26 por 90 mil reproduções de suas músicas. Mas e você? O que achou dessa iniciativa?

via Ars Technica

Gostou? Compartilhe!
Em 08/10/2012 às 17:14 por em Notícias
Artigo Anterior

Deixe seu comentário