Iris é como a Siri do iOS, só que para Android
Junto com o novo iPhone 4S apareceu uma novidade que tem dado o que falar. Pipocaram blogs contando pérolas da Siri, a assistente pessoal do iOS. Apenas oito horas após a Apple lançar esta novidade, os usuários do Android tiveram acesso ao mesmo recurso via app.
A Iris, que é Siri ao contrário, é o nome do assistente pessoal para o robozinho verde que permite fazer quase tudo através de comandos de voz. Com ela é possível fazer pesquisas, discutir sobre diversos assuntos e ainda ter aquelas conversas genéricas, perguntando o que quiser ou pedindo o que quiser e, dependendo do humor da inteligência artificial, você deverá obter uma resposta.
Não espere muito, afinal é um aplicativo Alpha e nem mesmo a sua inspiração é perfeita, porém dá para se divertir e aprender bastante. Espero, porém, que você não se importe de cair na real e perceber que está falando com seu próprio telefone – e ele está respondendo. Pode parecer um pouco estranho – e bem nerd – para as outras pessoas verem uma cena assim… Mas quem se importa?
O aplicativo Iris é gratuito e pode ser instalado através deste link. Uma vez no seu telefone, após abri-lo você verá simplesmente uma bolinha azul na parte de baixo da tela. Um toque e você pode falar com a Iris e pedir ou perguntar algo. Um toque longo apaga o histórico do que você já tiver conversado. Tocando no nome Iris, você tem acesso aos créditos.
Durante meus testes, deu para notar que as vezes ela é meio burrinha ou surda e não entende muito bem o que você diz. Tem vezes que ela até esquece o “próprio sexo” e acaba jurando que é homem com tudo o que tem direito – se é que me entendem. Não acredite também nas respostas sobre de onde ela vem. Já me falou que era australiana e depois que morava na Inglaterra.
Quando perguntada sobre música, as vezes ela responde gostar do Pink Floyd e as vezes não sabe de nada e passa a pergunta para você mesmo. Sabe quem inventou o telefone? Ela responde baseada em informações obtidas da internet. Muito bom para estudar sobre a matéria da prova – antes de realiza-la, claro. Porém há um detalhe importante: você tem que ter uma fluência intermediária do inglês para poder falar e entender o que ela responde.
Quem não gostou muito desse aplicativo, tanto para Android quanto para iOS, foi o criador do robozinho verde. Andy Rubin fala que não apoia a comunicação entre usuário e telefone, que deveria ser usado somente para comunicação com outro usuário, sendo este um humano. O telefone deve ser apenas um meio de encurtar distâncias e manter contato com outra pessoa de verdade e não um conjunto de algoritmos matemáticos.
Independente da opinião dele, esse novo aplicativo nos dois mundos tem feito muito sucesso. As pessoas tem feito os mais diferentes e criativos testes e perguntas, obtendo respostas variadas e quase sempre muito engraçadas. Verdadeiras pérolas. Se você gostou da novidade da Apple e quer ter no seu Android ou somente quer fazer algo num momento de ócio para testar uma coisa diferente, o Iris é o aplicativo certo para você!