Firefox Mobile agora compatível com ARMv6
O Firefox existe também no mundo Android e no começo até tinha versões oficiais para dispositivos ARMv6, porém devido a bugs o desenvolvimento foi interrompido e o foco oficial passou para aparelhos com processadores ARMv7.
Atualização: a Mozilla já disponibiliza no Google Play o Firefox Beta que funciona oficialmente em dispositivos ARMv6. Faça o download aqui.
---
Mas agora quem visitar a wiki da Mozilla, verá que começaram a produzir uma versão em seus estágios iniciais de desenvolvimento, porém compatível com dispositivos mais antigos ou de baixo custo e que ainda usam ARMv6. Eu instalei uma build compilada neste dia 27 de junho por volta das 15h no meu LG P500 com Android 4.0 ICS usando um port do CyanogenMOD 9 e posso dizer que realmente funciona. Há versões para as edições Beta, Aurora e Nightly, mas somente esta ultima está gerando arquivos instaláveis e usáveis do navegador.
Não há garantias de que funcione em seu modelo, mas não custa tentar desde que você esteja ciente dos riscos que uma versão de testes pode trazer. Para baixar a versão mais recente, use este link e vá até a ultima pasta onde existe um arquivo (~17MB) com extensão APK. Um desenvolvedor do fórum XDA estava produzindo quatro versões não oficiais até que a Mozilla atualizou o sistema para ela mesma gerar versões ARMv6 presentes nos links acima.
Então ele passou a manter apenas uma das quatro versões que você pode encontrar aqui. Ela é compatível com Firefox Sync, permitindo a sincronia de abas e favoritos, além de também suportar o Adobe Flash Player. Se optar por esta versão, ela está subdividida em Beta, Aurora e Nightly. A primeira é recomendada para a maioria dos usuários por ser a mais estável e com menos bugs de todas. A Aurora tem menos bugs e é mais estável em comparação com a Nightly que por sua vez é para quem vive perigosamente e quer os últimos lançamentos e correções, mas também os mais recentes bugs e problemas ainda não resolvidos.
No tópico há ainda soluções para problemas comuns e uma versão do AdBlock+ compatível com esse navegador móvel. Você deve ter obviamente um dispositivo com processador ARMv6 e o sistema operacional Android em alguma versão superior a 2.2. Dispositivos que usam ARMv7 não entenderão as instruções do arquivo e consequentemente não funcionarão. Salve qualquer um dos links que seja a fonte da sua versão escolhida (da Mozilla ou não oficial do XDA) e fique monitorando em busca de novas versões. Espera-se que em breve a Mozilla volte a produzir e dar suporte de forma oficial a dispositivos ARMv6, porém ninguém sabe quando isso vai acontecer.
Se você usa um aparelho recente com suporte a ARMv7, a Mozilla acaba de lançar a atualização mais esperada do ano com suporte melhorado a HTML5 e Flash. Portanto aproveite que você pode ter acesso a uma versão estável e suportada oficialmente pela Mozilla e corra testar mais essa novidade.
Use qualquer um dos links e arquivos presentes neste artigo por sua conta e risco.