Como usar o Spotify no Brasil sem proxy nem VPN

em Dicas • 5 minutos de leitura

Quem já usa o Grooveshark vai achar no Spotify um sistema semelhante. Nele é possível escutar milhões de canções via streaming através da internet. Na versão gratuita há algumas limitações, mas elas são facilmente removíveis através dos planos pagos.

O problema é que este é um excelente serviço, porém não está oficialmente disponível no Brasil. Mas não há o que temer. Se você quer começar a usar o Spotify por aqui, basta continuar lendo que te mostrarei o mapa da mina para alcançar este objetivo. Vamos precisar de uma conta no Facebook, do TunnelBear e do aplicativo do Spotify disponível para Mac e Windows.

Logotipo do Spotify

Antes de brigar comigo sobre a necessidade de instalação do TunnelBear que vai contra o que é dito no título e objetivo do artigo, vou logo avisando que você só precisará dele uma vez. Ensinarei esse tutorial de acordo com o que foi passado pelo Eduardo Tello, que me forneceu essas informações. Preparados para começar? Então vamos nessa!

Baixando o TunnelBear

Você simplesmente não conseguirá fazer login no aplicativo do Spotify caso use apenas sua conexão provida por uma empresa brasileira. É aí que entra o TunnelBear: ele vai identificar você como residente nos EUA e fará o app do Spotify permitir que você entre. Para fazer o download do TunnelBear, clique nesse link.

Instalando o aplicativo do Spotify

O aplicativo do Spotify, como dito antes, está disponível para Windows e Mac. O download pode ser realizado nessa página. Com ele será possível ouvir as músicas do serviço e usar todos os recursos, como compartilhar canções com os amigos e muito mais.

A conta no Facebook

Vamos precisar de uma conta sua no Facebook pois o Spotify permite fazer login no app usando ela. Assim você não precisa acessar o site e correr o risco de ser barrado ao tentar o cadastro. Basta digitar seu usuário e senha da rede social no app e aguardar.

Iniciando

Janela do TunnelBear

Baixe e instale o TunnelBear e então cadastre-se. Ao final, confirme o seu email através do link que foi enviado para sua caixa de entrada. Finalmente, após efetuar login, você verá que do lado esquerdo da janela existe um “seletor” que está apontado para OFF (desligado). Clique nele para que a posição mude para ON, ativando o serviço do TunnelBear e disfarçando o país em que você se encontra.

Agora abra o aplicativo do Spotify e faça login com sua conta do Facebook. Aguarde uns segundos enquanto na tela aparece Logging in… e finalmente tenha acesso a interface do Spotify. Comece a pesquisar músicas, navegar pelos links e menus, ouça as canções, conheça novas e divirta-se.

Janela do meu Spotify após login com sucesso

A essa altura, você já pode até desativar o TunnelBear. Experimente trocar de faixa e veja que a música é carregada sem problemas. Se quiser, até desinstale o pobre urso, provavelmente você não precisará mais dele. Agora vá escutar sua banda favorita!

Limitações do Spotify

Enquanto você não pagar por um dos planos do Spotify, terá que conviver com algumas limitações. Não é possível ouvir a mesma música por mais que cinco vezes. Há publicidade no aplicativo e ao deixa-lo minimizado por um tempo, aparece um grande banner que some ao ser clicado numa área fora dele. As vezes durante a reprodução da música, aparece uma faixa publicitária e os botões de avançar e voltar ficam desativados. A qualidade do áudio está longe de ser ruim, porém, acredite: ainda é possível melhorar pagando uma assinatura.

Atualização: mais uma limitação foi informada pelo leitor Athos Castro. Segundo ele, ao usar muito o Spotify através de um IP brasileiro, há o risco do seu acesso ser bloqueado devido ao serviço não estar disponível oficialmente no Brasil. Então, esse artigo se torna um “use enquanto há tempo”. Caso você caia na malha fina, terá que voltar a usar um proxy ou VPN para continuar ouvindo as músicas ou pagar por uma assinatura. No momento do bloqueio, o upgrade é sugerido.

Vantagens do Spotify

Porque assinar o Spotify quando se tem o Grooveshark de forma gratuita e com bem menos limitações? Bom, o Spotify, dependendo do plano, permite que você ouça suas músicas mesmo desconectado da internet, permite ouvir músicas independente do país onde estiver, permite ouvir suas músicas em microsystems, permite reproduzir músicas em dispositivos móveis e mesmo nas contas gratuitas, permite ouvir as músicas que você já tem no computador.

O Spotify Open é a versão gratuita. O Spotify Unlimited é uma versão paga que não impõe limites de reprodução e tem um pouco mais de funções que o Open custando cerca de cinco dólares por mês. O Spotify Premium não impõe limite algum para você. Faça tudo ilimitado em diversos dispositivos e em qualquer lugar, até mesmo quando offline. Custa cerca de dez dólares mensais.

Não sei afirmar, porém, se caso você pague por uma assinatura do Spotify, será possível usar todos os recursos aqui no Brasil onde ele ainda não é oficialmente suportado. Se alguém souber, seu comentário será muito bem vindo. Para quem não quer saber das limitações e não quer pagar um centavo, o Grooveshark continua sendo o caminho a seguir.

Atualização: mais uma vez, segundo o leitor Athos, caso você pague uma assinatura, poderá continuar usando o serviço no Brasil sem problemas ou limitações – a não ser, é claro, as do plano escolhido.

Bom, mas para quem queria pelo menos sentir o gostinho do Spotify, mesmo não podendo ouvir novamente a mesma música após cinco reproduções e sem usar gambiarras como proxies e VPNs, este artigo espera ter trazido uma forma simples e eficaz de usar o serviço por aqui.

15/02/2012 às 15:18
Quer comentar esse artigo? Use as redes sociais!
Mencione o @BlogAmigoGeek ou comente em nossa fan page.
ca6754af34b58e94d6d4789958b8b6e6********************************