YouTube comemora aniversário do primeiro gravador de vídeo com um “modo fita”
Não é algo que todos marquem no calendário, mas ontem foi o aniversário do aparelho considerado o primeiro gravador de vídeo comercial, o Ampex VRX-1000. Ele foi apresentado ao mundo em 14 de abril de 1956 e desde então, lá se foram 57 anos de gravações cheias de ruídos e nostalgia.
Ele foi mostrado durante a National Association of Radio and Television Broadcasters Convention, algo como Convenção Nacional das Emissoras de Rádio e Televisão. Anos depois conheceríamos o famoso VHS. Como pode ver nessa imagem o Ampex VRX-1000 era um aparelho enorme e seus rolos de fita eram tão grandes quanto. Para comemorar esta data, alguns vídeos do YouTube estão com um “modo fita” disponível.
Desta forma, ainda que o vídeo seja em alta definição, você poderá sentir a nostalgia e diversão de apreciar ruídos e distorções, além de que ao pausar o vídeo, ele não fica parado e sim com a imagem completamente bagunçada! Caso você não encontre o botão no player, basta adicionar &vhs=1 no final da URL do vídeo na barra de endereços e ver se funciona. Mesmo que o vídeo tenha suporte a esse modo, pode ser que as coisas não saiam bem como planejado. Mas hey, esse recurso adiciona distorções e ruídos, então alguns probleminhas extras não devem ser um problema significativo.
Se quiser experimentar a novidade enquanto ela ainda está disponível, clique aqui para ver este anúncio do novo álbum do Daft Punk em modo fita ou visite os vídeos do canal oficial do YouTube pois não há lista oficial de vídeos compatíveis. Você pode experimentar em qualquer outro adicionando o trecho indicado no parágrafo anterior. Se quiser saber mais sobre o lugar dos dispositivos de fita na história, o The Verge indicou este link onde você pode conferir uma transcrição (em inglês) da apresentação do engenheiro chefe Charles P. Ginsburg sobre o desenvolvimento deste equipamento.
Agradecemos ao Micael Silva pelas correções sugeridas.