Review do fone Bluetooth Nokia BH-503

Um fone Bluetooth permite que você não precise ficar com o celular no ouvido enquanto fala com alguém, nem dar uma de DJ no ônibus quando quiser ouvir música. Falando nisso, você pode controlar a reprodução delas com um toque. E não para por aí…

Com um fone Bluetooth você pode controlar seu smartphone por voz e nem sequer precisar encostar no aparelho para abrir aplicativos, enviar mensagens de texto, realizar ligações, fazer pesquisas e tudo mais. Bacana, né? E dê adeus aqueles fios malditos que ficam dando nós dentro do seu bolso.

Nokia BH 503

Como todos devem saber, a tecnologia Bluetooth dispensa fios e te dá muito mais liberdade. Por isso tudo, eu fui atrás de aposentar meus fones com fio e dar as boas vindas a mais um produto wireless em minha casa. Contei com a ajuda de alguns amigos do Twitter que me indicaram o Nokia BH 503.

Entre as opções disponíveis, ele me pareceu ter o melhor custo-benefício. Porém, ele não é mais vendido oficialmente pela Nokia em suas lojas (físicas ou virtuais) e só é possível encontra-lo hoje em sites como MercadoLivre e DealExtreme. Como meus amigos tinham comprado nesse ultimo, foi lá que comprei o meu.

Especificações

O Nokia BH 503 pesa 105g e mede 150 x 75 x 155 mm. Do seu lado direito, encontram-se as teclas de operação, sendo uma multifunção, uma que reproduz a próxima música, uma que reproduz a música anterior, uma que pausa e continua a reprodução de música, dois botões de volume, entrada para o carregador e o microfone.

Nokia BH 503

Do seu lado esquerdo não há nada usável além do fone. Ele consegue funcionar a 10 metros da fonte Bluetooth (seu smartphone, por exemplo) e consegue tanto reproduzir músicas quanto conversar por no máximo 11h. Quando em espera, pode suportar até 8 dias. O carregador usa o padrão Nokia com conector de 2mm.

Quando oficialmente a venda, estava disponível nas cores preto e vermelho, além do cinza. Hoje o modelo cinza é raríssimo, se é que ainda está disponível. O meu é a versão mais popular, a preto com vermelho. A versão do Bluetooth dele é a 2.0 com EDR e suporta os seguintes perfis:

  • Perfil Fone de Ouvido (HSP)
  • Perfil Viva Voz [Mãos Livres] (HFP)
  • Perfil de Reprodução e Controle Remoto de Áudio/Vídeo (A2DP e AVRCP)

A Compra

Como dito, comprei esse fone na DealExtreme, local onde meus amigos que indicaram também compraram. Quem ajudou na escolha foi o @mathiaskroy e o @epilif09. Outra pessoa que comprou o mesmo modelo foi o @dutello e se não me engano, o @iltonalberto também tem um.

Meu produto foi enviado dia 28 de dezembro de 2011 e chegou aqui no Recife no dia 25 de janeiro. Comprei também um dongle Bluetooth para usar o fone com meu notebook, mas ele chegou morto da viagem. Não funcionou.

Felizmente, o fone veio em perfeitas condições, apesar da caixa ter chegado com pequenos danos na parte de baixo. O nível de avaria é proporcional ao tempo que a embalagem fica em poder dos Correios ao redor do mundo, principalmente o brasileiro. Porém, não foi grande coisa. Quem sofreu mesmo foi o pobre dongle que veio justamente na parte amassada, recebendo todo o impacto.

Fato engraçado ocorreu na minha compra. Eu a realizei após o @dutello, mas a minha foi processada primeiro. Até hoje, ele não recebeu o produto dele, que se encontra com o status em BackOrder. Meu fone já está comigo há dias e o dele nem sequer foi processado. Fica o alerta.

Esse fone custou na época R$ 45 com frete grátis. No MercadoLivre também é possível encontrar desde este preço até quase R$ 200. O problema fica em saber se é um original ou um falsificado. Se na DealExtreme já é complicado, imagina no MercadoLivre. Porém o modelo da DX tem um acabamento excelente e funciona tudo direitinho.

O problema é que você vai precisar de um cartão de crédito internacional ou usar o PayPal. Pode ser que esta ultima opção aceite seu cartão de crédito nacional e converta o valor de dólares para reais. Porém, como vocês verão nas considerações finais, valeu muito a pena o investimento. Acabei pagando 1/4 do que ele custa no Brasil e recebendo um produto de excelente qualidade.

Compatibilidade

Felizmente, parece que meu LG P500 (Android 2.3.7 CM7.2 RC-0) é compatível com todos os padrões aceitos pelo fone. Consegui usar todas as funções (menos as relacionadas a reprodução de vídeo, que não costumo usar). Em Especificações você confere os perfis Bluetooth com os quais há compatibilidade.

Verifique se seu dispositivo (computador, PS3, reprodutor de música, smartphone, etc) é compatível com eles antes de comprar. É possível que algumas funções, como controle de mídia (avançar, voltar, pausar, reproduzir) não funcionem em alguns dispositivos que não atendam aos padrões necessários.

Caso seu dispositivo seja compatível apenas com A2DP, será possível somente transmitir áudio em tempo real com alta qualidade, seja em mono ou estéreo. O perfil AVRCP permite controlar a reprodução de áudio e vídeo. O perfil HSP permite a transmissão de áudio a 64Kbps e basicamente permite que fone e smartphone se comuniquem, além de ser responsável pelo áudio e controle de chamadas. Para poder usar todas as funções, seu dispositivo Bluetooth precisa ser compatível com esses perfis (A2DP, HSP e AVRCP).

Acabamento

Versão do Nokia BH 503 que comprei

É um fone muito bonito, maior parte dele é preta e possui detalhes em vermelho metálico. É muito bem acabado e bem feito.

A tecla Multifunção

A Nokia adora teclas multifunção. Nos seus antigos celulares, era comum encontrar uma tecla chamada Navi que tinha sua função alterada de acordo com a tela em que o usuário estava. Geralmente era usada para confirmar uma ação ou abrir as opções.

No BH 503 a mania da finlandesa continua e o modelo apresenta uma tecla com funções variadas. Com ela, é possível com um toque iniciar o sistema de comando por voz do seu smartphone e com dois toques o ultimo número é discado novamente.

Além disso, ela serve para ligar e desligar o fone, além de que, dependendo do tempo que você a mantém pressionada, serve para fazer pareamento entre dispositivos ou apagar a memória de pareamento quando usada em conjunto com o botão de volume.

A qualidade do som

A qualidade de som é muito boa e os graves também, principalmente quando você usa o sistema de equalização. Sem ele, o som pode parecer morto. Ele é estéreo e as almofadas fazem bem o trabalho de isolar ruídos, mas tome cuidado quando estiver andando na rua e não notar que um carro se aproxima…

O volume é alto o suficiente para você não precisar jamais usa-lo no máximo. Lembre-se que expor seu ouvido a níveis altos pode trazer danos permanentes para a sua audição. Não se preocupe quanto a volume de som com esse fone, pois ele é bem alto.

O microfone

Em locais pouco barulhentos, como em casa, fica fácil para seu interlocutor te compreender. Mas em locais como praças de alimentação lotadas e para clientes da TIM, pode ser difícil entender uma palavra sequer do que você está dizendo. Já me disseram que minha voz ficou distante e abafada, mas quero acreditar que isso é culpa da rede da operadora e não um defeito do fone.

Ergonomia

Nokia BH 503 em uso

Ele cobre bem os ouvidos, é um pouco grandinho e por ter tons vermelhos, facilitam chamar a atenção. Um problema grave que encontrei nele é que machuca muito a cartilagem da orelha. Interrompe a circulação do sangue, deixa a área dormente (com aquela sensação fria) e ainda dói bastante. A área fica intocável por algumas horas.

Pareamento

O pareamento no meu LG P500 no começo demorou um pouco pois ainda estava me adaptando à tecla multifunção. A senha de pareamento padrão de dispositivos Bluetooth é 0000, sendo esta a senha para se conectar a este fone.

Leia atentamente o manual do usuário. Acesse este link para obter a versão em Português do Brasil, pois o que acompanha o produto vem em inglês. Caso o link pare de funcionar, baixe o arquivo PDF aqui. Nele você aprenderá a colocar o fone em modo de pareamento (onde ele fica piscando em azul rapidamente), permitindo que você conecte seu smartphone ou reprodutor de música.

Comigo pelo menos não foi necessária a inserção da senha 0000, mas caso seu aparelho solicite, você já sabe qual usar. Uma vez pareado, sempre que o smartphone enxergar o fone, eles se conectarão. Pelo menos comigo foi assim, mas alguns dispositivos podem não seguir a mesma regra. Você ouvirá dois bipes e a luz que piscava na cor verde passará a piscar lentamente em azul.

Recarga da bateria

Este fone possui uma bateria interna recarregável, mas não removível. O manual diz que em pouco mais de uma hora ela é recarregada por completo. Vinte minutos de carga, de acordo com o manual, são suficientes para 75 minutos de reprodução de música.

O manual também informa que ao conectar o carregador, o LED ficará vermelho até a bateria carregar, quando ele passará a ficar verde. Porém, no meu caso a carga demorou mais de uma hora (talvez por ser a primeira) e ao carregar o LED simplesmente apagou. Pensei ser algum defeito ou mal contato, mas é assim mesmo. Ele apaga ao concluir a carga.

Ainda não tenho certeza se esse fone é original, pois o carregador é estranho (as informações impressas nele estão deformadas e o logo da Nokia torto e com cara de falso). Apesar disso, o fone em si aparenta ser realmente da Nokia e ainda que não seja, seria uma falsificação muito bem feita e muito bem acabada.

O carregador que o acompanha tem aquele padrão onde existem dois pinos chatos. Caso queira comprar um no novo padrão brasileiro, o manual diz que o fone é compatível com os modelos AC-4, AC-5 e DC-4. Porém, um funcionário de uma loja da Nokia no Shopping Recife afirmou também que o fone é compatível com o carregador DC-11. Eu acho que vou comprar um deles.

Pontos negativos

O LED indicador do fone tem um brilho fortíssimo. Em locais apertados e/ou pouco iluminados, é fácil ver o clarão ou o reflexo do LED em alguma superfície. Outro problema é o já comentado caso da orelha que fica muito dolorida. Ele não é enorme, mas é um pouco grandinho e é capaz de cobrir completamente a orelha de muita gente.

Pontos negativos

Apesar de ser em sua maioria preto, conta com detalhes vermelhos ao redor do fone. Unindo isso ao seu tamanho, ele pode chamar muito a atenção, principalmente se você for homem e possuir cabelo curto. Algumas pessoas podem, por causa disso, não se sentir confortáveis para andar com ele na rua.

Não coloque o volume do smartphone no máximo, principalmente com equalizador e reforço de graves ativos. Mesmo o fone tendo controle de volume próprio, o som vai ficar distorcido nos tons mais fortes e poderá haver excesso de agudos.

Considerações finais

Nossa, esse fone é muito bom. O áudio é excelente e sua compatibilidade com meu smartphone muito me agradou. Pena que os pontos negativos podem ser mais que o suficiente para não comprar esse produto, porém não me arrependo do que fiz. Não tenho medo de sair com ele na rua, mas sempre presto atenção e não uso o volume muito alto.

O engraçado é a reação das pessoas, acostumadas a levar o telefone ao ouvido, quando me veem falando – aparentemente sozinho – com alguma pessoa do outro lado da linha. Ainda estou em busca de um sistema eficaz de reconhecimento de voz e dos comandos que eu fizer com ela.

O nativo do Android não entende quando pronuncio os nomes das pessoas da minha lista de contatos. Acho que tenho que treinar minha pronúncia (uso o sistema em inglês). Mas bem, se você está em busca de um fone bom para praticar esportes, caminhar, ouvir no trajeto para o trabalho ou faculdade, para deixar suas mãos livres e etc, recomendo o Nokia BH 503 se você conseguir conviver com seus pontos fracos.

Ele realmente é muito bom. Valeu a compra :)

Gostou? Compartilhe!
Em 29/01/2012 às 9:13 por em Artigos
Artigo Anterior

Deixe seu comentário