OpenSignal informa qual a melhor operadora da sua cidade e ajuda a melhorar a qualidade do sinal

O OpenSignal é uma empresa especializada na medição da qualidade de redes de telefonia celular do mundo e obtém dados a partir de usuários que tem o aplicativo móvel instalado em seus smartphones. Com isso, você pode descobrir várias coisas interessantes.

É possível saber de qual direção vem o sinal da sua operadora e verificar se há algum sinal mais forte e melhor para alternar. É fácil também verificar a qualidade da voz esperada numa ligação e se a conexão de dados (celular ou WiFi) é boa. Ele também exibe qual rede WiFi você está conectado e se existem outras redes nas proximidades.

Na aba Test você pode fazer experimentos para conferir a latência, velocidade de download e upload da sua conexão de dados e verificar se ela é suficientemente boa para navegação, ver vídeos e realizar chamadas via internet a partir de uma classificação que dá no máximo três estrelas para cada quesito. Ele também exibe uma série de estatísticas como o tanto de dados consumido, quantos minutos foram gastos em ligações, quantas mensagens de texto foram enviadas, força média do sinal, tempo até conseguir sinal, quantas torres seu telefone já se comunicou e outras informações.

Tanto no site quanto no aplicativo é possível conferir também um mapa que exibe zonas de calor que representam a qualidade do sinal das operadoras disponíveis. As principais capitais brasileiras são cobertas e também pequenas cidades, desde que algum usuário utilize o aplicativo por lá. Por depender de pessoas o utilizando, as informações tendem a ser mais precisas nos grandes centros. Ele mostra qual a melhor operadora do lugar e as regiões onde o sinal é mais forte. Você pode filtrar por operadora e por tecnologia. É mostrado um ranking com a lista de operadoras e qual é a melhor da região. Um recurso bacana, mas impreciso, é o que mostra as torres celulares ou antenas WiFi nas proximidades.

Ele tenta posicionar no mapa as torres que o telefone está detectando, mas se você procurar no mundo real a localização, poderá ver que não há nenhuma torre física ali. Ou seja, um falso positivo. Ainda assim, um recurso interessante para pelo menos se ter uma ideia. Junto com a bússola existente na aba Dashboard, dá para se ter noção de qual direção vem o sinal. A ultima aba existente no aplicativo chama-se Report e serve para que você comunique ao OpenSignal se houve alguma ligação interrompida bruscamente, alguma ligação bloqueada, qualidade de voz ruim ou chamadas não atendidas no caso de telefonia. Há outras categorias como Internet onde você pode reportar a inexistência de sinal de dados, velocidade lenta ou intermitente. Dá ainda para reportar problemas com mensagens de texto e com o aparelho em si.

Pelo site você confere um mapa de calor da região mostrada no momento e pode conferir qual a melhor operadora do local além de porcentagens que comparam a qualidade com uma cidade mediana dos Estados Unidos e com a média global. Numa área flutuando sobre o mapa é possível filtrar o que você vê, escolhendo qual operadora quer visualizar, se quer ver informações sobre cobertura ou torres existentes na área e outros recursos. Explore e navegue pelas opções fornecidas e avalie como andam as principais operadoras brasileiras na sua região.

Algumas informações que podemos tirar baseados nos dados recolhidos pelo OpenSignal é que em todas as cidades brasileiras listadas no site, a estatística de qualidade está sempre abaixo da média norte americana e da média global. A capital que possui a melhor pontuação em relação a qualidade média mundial é Belém – PA. Pelos dados também podemos dizer que a Claro é a operadora que aparece no primeiro lugar do ranking de qualidade em quase todas as principais cidades do país seguida pela Vivo.

O OpenSignal ajuda a melhorar a qualidade do serviço de telefonia e internet que você está recebendo pois auxilia na busca de uma fonte de sinal mais forte, além de permitir saber qual a melhor operadora na sua cidade e quais as áreas onde o sinal é melhor. Ele permite desconectar o aparelho e reconectar novamente na melhor fonte de sinal para que você tenha uma conexão mais estável tanto para voz quanto para dados. Uma mão na roda em locais periféricos ou rurais. Se você gostou e quer testar, o OpenSignal está disponível na web, para Android e para iPhone. Somente através do Android é possível enviar dados anônimos que colaboram com o fornecimento de dados para alimentar o serviço que ganhou o prêmio de Empresa Móvel Mais Inovadora do Reino Unido.

Gostou? Compartilhe!
Em 05/04/2013 às 4:37 por em Dicas
Artigo Anterior

Deixe seu comentário