Jungle Disk é ótima solução para backup na nuvem

Recentemente tive uma pane no meu HD e o substituto chegou segunda passada. O que eu não tinha mesmo era uma cópia de segurança dos meus arquivos, o que resultou na perda total do que eu guardava no disco que morreu de setores defeituosos fulminantes.

Por causa disso, decidi começar a cultivar o hábito de salvar um backup na nuvem e saí pesquisando na internet sobre provedores deste serviço. Além do tópico sobre alternativas ao Dropbox que postei outro dia, acabei esbarrando no Jungle Disk, um serviço que une duas grandes empresas de hospedagem na nuvem (a Amazon e a Rackspace) num único serviço.

Rackspace Jungle Disk

Funciona assim: há dois tipos de planos para pessoas, rotulado de Personal. Tem o Simply Backup que custa U$ 2 fixos por mês e o Desktop que custa U$ 3 fixos mensais. No primeiro você tem acesso a backups automáticos e 5GB de espaço que eles juram ser gratuito. Na versão Desktop, você tem acesso aos mesmos 5GB ‘gratuitos’, mais outras funções do programa do serviço.

Por exemplo, você pode criar uma unidade mapeada que funcionará como um HD virtual onde tudo o que você jogar dentro será sincronizado com a nuvem. Além disso, você conta também com sincronia em tempo real entre diversos computadores. Aliás, eu falei que não há limite de máquinas? Inclusive, o site informa que Mac, Linux e Windows são totalmente compatíveis e todos tem as mesmas funções.

Mas e depois que você estourar os 5GB iniciais? Daí a coisa vai depender do local que você escolheu para guardar seus arquivos. Caso tenha escolhido a Amazon, haverá um custo de U$ 0.14 por GB armazenado, U$ 0.12 por GB baixado e U$ 0.01 por cada mil requisições de arquivo. Se você optar pela Rackspace, dona do Jungle Disk, pagará apenas U$ 0.15 por GB armazenado e nada pelo download/requisição dos seus arquivos.

Jungle Disk

Com U$ 4.50 mensais você teria 15GB de espaço (5GB grátis + 10GB) na nuvem, com sincronia e backups automáticos, além de drive virtual para enviar e acessar arquivos. Pode soar um pouco caro em relação a serviços mais mainstream como Dropbox, SugarSync e Ubuntu One, mas por ser um serviço especialmente desenhado para guardar seus arquivos automaticamente e ainda criptografa-los com uma senha que só você sabe, impedindo que estranhos e os próprios funcionários do serviço vejam o que você hospeda, vale muito a pena.

Note que ele foi realmente feito para backups e no momento não permite que ninguém além de você baixe seus arquivos. Então nada de compartilhamento com amigos, colegas e parentes aqui. Mas para quem quer ter um meio seguro de manter seus arquivos numa localização remota, com proteção contra incêndios, desastres naturais, cachorros brincalhões e outras ameaças, é uma boa pedida.

Então fica a dica para você que está em busca de um meio para manter seus arquivos a salvo de problemas e sua mente a salvo de preocupações com perdas inesperadas. Espero que gostem!

Gostou? Compartilhe!
Em 14/09/2011 às 21:53 por em Dicas
Artigo Anterior

Deixe seu comentário