Put.io reimagina o armazenamento online

Geralmente os serviços de hospedagem de arquivos na nuvem só pensam em armazena-lo em um data center para baixar pelo browser, programas próprios ou sincronizar com o PC. Já o Put.io pensou de uma maneira diferente e lançou um serviço que envolve armazenagem dos seus arquivos, torrents e stream.

Apesar de não dispor de planos gratuitos, você pode testar o serviço por três dias sem custos e se gostar pode pagar um dos planos através do PayPal. Com ele você pode subir seus arquivos ou então puxa-los de servidores FTP, links diretos e até trackers de torrents. Caso a fonte possua um feed RSS (muito comum em trackers mas também compatível com podcasts e blogs de música), você pode adiciona-lo para que o Put.io monitore e baixe as novidades automaticamente para a sua conta.

Put.io - Armazenagem online reimaginada

Os torrents transferidos ficam sendo semeados até a proporção 1:1.15. Se o arquivo estiver num de compartilhamento de arquivos como o MegaUpload ou RapidShare, isso também não é problema pois ele é compatível com uma infinidade desses sites e ainda suporta links HTTP mesmo autenticados.

Os arquivos enviados podem ser usados via stream assim que o upload ou transferência acabar. Para vídeos que usam o codec AVI DivX, por exemplo, é possível assisti-los na hora através de um player com suporte ao formato. Você pode compartilhar tudo com seus amigos em tempo real de forma fácil e rápida, podendo fornecer acesso a qualquer pasta ou arquivo que desejar.

Devido aos seus servidores Gigabit, todos os arquivos são upados ou transferidos de forma bastante ágil. Arquivos comprimidos podem ser extraídos assim que sua totalidade é recebida e mesmo que ele possua senha, após você fornece-la, a extração é realizada. Caso queira reproduzir vídeos em seu iDevice, é possível converter praticamente qualquer vídeo que você tenha hospedado para MP4 facilmente.

Se precisar upar um arquivo muito grande, há suporte para até 20GB por arquivo. Em breve serão lançados um plugin para VLC, compartilhamento via email, mais fontes de download compatíveis e suporte para mais formatos. Porém depois de tanta coisa boa, há um lado ruim para comentar: todos os planos possuem limite de transferência que é contada a partir do momento que você baixa ou faz stream de algum arquivo.

Mas não se preocupe, torrents semeando e arquivos sendo puxados de outros servidores não contam. Outra coisa é que em momentos de muito tráfego, o limite de transferências simultâneas cai para 3. Se precisar de mais transferência, gigabytes adicionais podem ser contratados por U$ 0,10 cada. Como pode ver, apesar de não ser grátis, os prós são muito convidativos. Para quem sabe programar, há uma API. Para usuários do Boxee e Plex há plugins para esses media centers. Bem que podia ter um para XBMC.

Bem que eu podia ter adicionado esse serviço no artigo de alternativas ao Dropbox, mas lembrei dele agora ao navegar pelos meus favoritos. No fim, o importante é deixa-lo informado com dicas bacanas como essa para quem quer manter seus arquivos online, fazer stream e ter ao mesmo tempo um seedbox para seus torrents.

Gostou? Compartilhe!
Em 05/07/2011 às 15:36 por em Dicas
Artigo Anterior

Deixe seu comentário