Faça backup do WordPress para o Dropbox
Ninguém quer perder tudo numa pane do servidor ou num dos frequentes ataques crackers que estão ocorrendo ultimamente com várias empresas ao redor do mundo, certo? Ainda que seu blog não seja de uma gigantesca corporação, backup é algo indispensável e pode te livrar de grandes dores de cabeça no futuro.
Por isso vou ensinar agora uma maneira de fazer um backup, uma cópia de segurança, de forma automática e em intervalos regulares de sua instalação do WordPress e também do seu banco de dados. Tudo o que precisaremos é de um único plugin e uma conta no Dropbox. Caso você ainda não seja usuário do serviço, clique aqui. O nome do plugin responsável pelo trabalho é o WP Time Machine e o nome não poderia ser melhor. Ele cria literalmente uma cópia do estado atual do seu blog e permite que você volte no tempo caso haja algum problema e restaure as configurações do jeito que estavam. Assim não há problema que te deixe de cabelos brancos. Em pouco tempo tudo estará como era antes.
Você pode instalar o plugin pelo link acima ou então acessando Plugins > Adicionar Novo no painel de administração do WordPress. Se você usa WordPress.com, não passe deste parágrafo, mas caso deseje mudar para o WordPress.org, clique aqui e saiba mais. Você pode usar além de uma conta no Dropbox, uma conta no Amazon S3 ou em algum FTP externo fornecendo os respectivos dados de login de cada serviço. O plugin fará backup do seu banco de dados em formato .sql, da pasta wp-content e do seu arquivo .htaccess. Nada mais será incluído na cópia de segurança. Se você fez modificações em algum outro lugar, terá de fazer backup manualmente ou usar o plugin WordPress Backup to Dropbox para incluir toda a instalação menos o banco de dados.
Uma vez cadastrado no Dropbox e com o plugin instalado, acesse a página em Configurações > WP Time Machine no painel de administração do WordPress e inclua os dados da sua conta no Dropbox. Se preferir editar algumas configurações antes do backup, clique em Show Plugin Options no topo. Vou explicar agora o que cada opção faz. Me acompanhe:
- Current offsite service: por padrão vem definido para o Dropbox, mas caso você use o Amazon S3 ou possua algum servidor FTP externo, selecione o serviço que melhor lhe atender e prossiga.
- File format: o formato comprimido do arquivo que será criado. Você pode escolher entre o popular .zip ou o tar.gz.
- Post publish event: Desativado por padrão, ele força o WordPress a gerar um novo backup sempre que algum artigo ou página é criado ou atualizado. Quando ativado, pode aumentar o tempo de publicação em alguns segundos até alguns minutos, então use com cautela e somente se necessário.
- Time-stamped subdirectories: Desativado por padrão, permite que você tenha diferentes backups de acordo com o dia. Os arquivos serão salvos em pastas com o nome wpTimeMachine-ANO-MES-DIA. Assim você pode voltar para um backup ainda mais antigo caso o recente apresente problemas. O porém deste recurso é que ele não permite configurar o número máximo de backups a serem feitos, então a cada dia um novo backup é gerado indefinidamente até que você apague manualmente os antigos. Pode consumir, portanto, muito espaço e este é o motivo de já vir desativado.
- Cache related directories: Essa função vem ativada por padrão e apaga automaticamente o conteúdo das pastas com nome cache presentes no diretório wp-content. O objetivo é reduzir o tamanho final do arquivo.
- Logging: ativado por padrão, gera um registro do processo de backup para análise posterior e identificação de problemas para que sejam resolvidos mais facilmente. Acompanha links para ver os registros já criados ou apaga-los.
Agora que você configurou o plugin a gosto, está na hora de preencher os dados de login. Como este tutorial é voltado para usuários do Dropbox, você deve digitar o nome de usuário e senha desse serviço nos campos destinados a isso na página de configuração. O campo Directory é onde você dará nome a pasta que será criada na sua conta do Dropbox e que acolherá os arquivos de backup. Uma vez concluído, clique no botão Generate WP Time Machine Archive e aguarde um momento sem fechar a aba/janela até que apareça a mensagem resultante do processo informando se houve sucesso ou não. Ao acessar sua conta no Dropbox, poderá notar que uma nova pasta foi criada e dentro dela existem alguns arquivos.
- wpTimeMachine-content-files.zip
- wpTimeMachine-data-files.sql
- wpTimeMachine-htaccess.txt
- wpTimeMachine-Instructions.txt
- wpTimeMachine-RestorationScript.sh
O primeiro item são os arquivos do diretório wp-content. O segundo é o arquivo salvo do seu banco de dados. O terceiro é o seu arquivo .htaccess. O quarto contém instruções de restauração em inglês, mas ensinarei agora como fazer isso em nosso idioma. O quinto arquivo é apenas para usuários avançados e não abordarei ele. Vamos aprender agora a restaurar um backup feito.
Instalação nova
- Baixe a versão mais recente do WordPress aqui;
- Baixe o primeiro arquivo da lista acima, extraia e renomeie a pasta para wp-content;
- Baixe o segundo arquivo da lista acima e salve em local seguro;
- Baixe o terceiro arquivo da lista acima;
- Extraia o arquivo baixado do site do WordPress e envie para o servidor FTP do seu site;
- Renomeie a pasta wp-content no servidor para qualquer outra coisa;
- Envie a pasta wp-content do passo 2 para o servidor FTP;
- Envie o arquivo wpTimeMachine-htaccess.txt para o servidor e renomeie para .htaccess;
- Crie um novo banco de dados para seu blog, renomeie o arquivo wp-config-sample.php para wp-config.php e edite-o com os dados corretos de acesso ao banco de dados criado.
- Acesse o banco de dados via PHPMyAdmin (o mais comum nas hospedagens) e importe o arquivo wpTimeMachine-data-files.sql;
Instalação existente
Você pode apagar tudo e seguir os passos da instalação nova ou baixar o WordPress novamente e substituir os arquivos para então aplicar os arquivos de backup.
…
Bom, amigos! É isso. Você acaba de aprender como fazer backup do seu WordPress para o Dropbox automaticamente e como restaurar tudo em caso de problemas, como ataques de crackers ou falhas no servidor, por exemplo. Lembre de seguir o tutorial por sua conta e risco, não havendo garantia alguma envolvida. Agora você poderá seguir com seu blog despreocupado, sabendo que em caso de problemas terá um arquivo prontinho para ser restaurado. Se estiver em busca de hospedagem para seu site, fórum, portal ou blog, confira os planos da Stonelayer, onde estamos hospedados atualmente.