Escolhendo o melhor canal para sua rede sem fio

em Dicas • 3 minutos de leitura

Uma rede sem fio é muito sensível e está a mercê de diversos fatores, entre eles a escolha do canal. A frequência mais usada por este padrão, a de 2,4GHz, é dividida em vários canais que podem estar lotados ou recebendo interferência dos canais vizinhos. Aprenda agora a escolher o melhor deles na sua região.

Para que um canal não causasse problemas no que está ao lado, seria necessário um intervalo de pelo menos 25MHz entre eles, mas tanto aqui quanto nos Estados Unidos, a distância não passa dos 5MHz, o que faz com que tenhamos além de escolher um canal vago, se preocupar com a interferência dos canais vizinhos.

InSSIDer

Os canais 1, 6 e 11 são considerados os melhores justamente por não se sobreporem e pelo espaço que existe entre eles, porém a maioria dos roteadores sem fio vem configurado para o 6, lotando este canal nas redondezas da sua casa, causando instabilidade e lentidão. Como nosso cérebro não vem com detector de redes sem fio, não devemos confiar cegamente no que o seu roteador escolher.

WirelessMon

Para saber qual o melhor canal para sua rede sem fio, recomendo o InSSIDer e o WirelessMon. O WirelessMon mostra as redes sem fio ao seu redor, mostra a intensidade do sinal e além disso gera um gráfico dos canais mais usados nas redondezas. Já o InSSIDer mostra que canais estão causando interferência em quais canais (eles fazem mais coisas, porém me limitarei a estes recursos).

Infelizmente o WirelessMon é trial e para de funcionar em 30 dias. Ao contrário deste, o InSSIDer é totalmente gratuito e pesa menos que 1MB. Com a ajuda destes dois programas você vai conseguir ter uma análise detalhada dos canais ao seu redor e saber quais deles estão causando interferência no canal que você está usando.

A regra geral é usar um canal que esteja o mais distante possível dos demais e que de preferência não esteja sendo usado por outros. Se isso não for possível, certifique-se de que o canal é o menos ocupado, que recebe o mínimo de interferência e que não há nenhum outro sinal com mais potência que o seu.

Caso o sinal da sua rede seja o mais potente, ainda que o canal esteja sendo usado por outras redes, a interferência será mínima. Um exemplo sobre o maior espaço possível entre duas redes é imaginar um cenário onde o canal 7 e o 11 estão lotados. Nesse caso, usar o canal 9 seria o ideal pois ele está minimamente distante tanto de um quanto de outro.

Outra coisa que interfere bastante no sinal WiFi são os telefones sem fio que trabalham na frequência de 2,4GHz. Alguns deles não se dão bem com redes de computadores sem fios e acabam atrapalhando a comunicação com interferência. Experimente nesses casos manter o roteador bem distante do telefone, ou compre modelos de 900MHz.

Aqui em casa eu uso o canal 13 pois no nível onde uso o roteador e o notebook, aparecem apenas outras três redes, mas caso eu dê um passeio pela casa e pela rua, verei uma poluição impressionante no InSSIDer pois por aqui há muitas redes sem fio e empresas de internet via rádio que na verdade não passam de uma rede WiFi tamanho família. Todos os canais ficam ocupados ou sofrendo forte interferência dos diversos canais vizinhos.

Mesmo meu notebook não detectando tais redes, elas ainda assim causam interferência, mas essa poluição é insignificante já que elas nem sequer são detectadas devido ao fraco sinal. Então depois de chegar a uma conclusão sobre qual o melhor canal com base nos dados dos programas citados neste artigo, basta configurar seu roteador para usa-lo. Caso ele tenha suporte ao DD-WRT, basta ir em Wireless > Basic Setup > Wireless Channel.

Espero que tenham gostado!

07/10/2010 às 19:12
Quer comentar esse artigo? Use as redes sociais!
Mencione o @BlogAmigoGeek ou comente em nossa fan page.
5be9227402d11aacfdde1a313ad8d058777777