Digite sua senha ao contrário para irritar o ladrão

Agora pouco recebi uma mensagem chata que já foi desmentida, mas parece que a verdade ainda não alcançou a todos. Falo da lenda urbana da senha invertida no caixa eletrônico. Segundo mensagem que circula na internet, ao digitar a senha desta forma, o caixa eletrônico chama a polícia para te salvar, enquanto libera o dinheiro para o ladrão.

Seria um plano perfeito se não fosse mentira. É tecnicamente impossível por uma idéia dessas em prática e a própria FEBRABAN já deixou isso bem claro, como pode ser visto no G1. Um caixa eletrônico compara os dados da sua conta bancária, obtidos após a inserção do seu cartão magnético, com a senha digitada, mas essa senha já está salva no banco de dados de forma criptografada.

Saidinha de Banco

A Realidade

É impossível inverter essa senha no estado em que ela se encontra e portanto quando você digitar sua senha invertida no caixa, ele simplesmente dirá que ela está errada. Como nem todo ladrão tem pavio longo, ele pode se irritar e você pode se dar mal por acreditar numa mensagem mentirosa recebida por email ou por alguma rede social. Já pensou levar um tiro por acreditar numa mensagem repassada por um colega do seu círculo social?

Nunca reaja a um assalto

Além disso, tem muito mais caixas eletrônicos do que policiais para atender ocorrências de assaltos saidinha de banco ou sequestros relâmpagos. Oitenta por cento dos municípios brasileiros tem pelo menos um caixa eletrônico, mas não há policiais monitorando, esperando alguma luz vermelha acender indicando um assaldo onde o vento faz a curva.

A Suposição

Mas digamos que fosse possível. De acordo com o site e-Farsas, veja o que seria necessário para tornar essa idéia possível:

  • O pessoal do TI precisaria reprogramar todos os sistemas, o que seria incrivelmente trabalhoso;
  • Como já foi dito, as senhas estão criptografadas. Ponto final. Os programadores não podem inverte-la a menos que peçam a todos os clientes do banco para recadastrar a senha.
  • Avisando sobre isso, os bandidos também seriam avisados. Já existem golpes assim hoje, imagina se uma verdadeira redefinição da senha fosse necessária?
  • Assim, pessoas malvadas poderiam sair por aí digitando senhas ao contrário para retirar dinheiro dos caixas eletrônicos;
  • E aqueles clientes que possuem senhas iguais da direita para esquerda e da esquerda para a direita? Como digitar a senha ao contrário nesses casos? Impossível, não é? Veja esse exemplo: 123321. Esses clientes não teriam a tal proteção policial, pois ao digitar sua senha capicua ao contrário o sistema não a diferenciaria.

A Cura

Viu como não tem cabimento acreditar nessa mensagem idiota que as pessoas teimam em repassar? Por isso criei uma política pessoal que exclui absolutamente TODAS as mensagens estranhas e de corrente que eu receba. Por mais que elas tenham fotos de crianças desnutridas anexadas a textos que nada tem a ver com a realidade da foto, só para que você repasse-a. Tem umas que dizem que essas pobres crianças ganhariam R$ 0,25 por cada email repassado graças a Microsoft ou a AOL, porém é impossível rastrear os encaminhamentos das mensagens e quantas pessoas elas alcançaram. Portanto, nada de grana.

Mensagens com “as fotos daquela festa” ou "por favor, repasse meu currículo” ou ainda “o banco onde você não tem conta pede para que recadastre sua senha ou então perderá acesso ao internet banking e outros serviços que você nunca usou”. Para todas essas e muitas outras, o botão Excluir e Denunciar Spam está esperando ansiosamente.

Ações como esta deviam ser comuns entre muito mais pessoas e evitaria muitos problemas e chateação afinal, sem ninguém para repassar, essas mensagens morreriam no esquecimento, impedindo que pessoas fossem lesadas, enganadas ou tivessem sua caixa de entrada lotada. Sobre as crianças desnutridas, eu querendo ajuda-las basta pesquisar sobre instituições sérias que arrecadam fundos para ampara-las em vez de crer na mentira dos vinte e cinco centavos por email.

Sua vida é mais importante que qualquer quantia

Portanto pessoal, fica a dica para você não se meter em encrenca. Caso você tenha o azar de ser sequestrado ou sofrer o assalto da saidinha de banco, NÃO REAJA JAMAIS, NUNCA, NEVER. Faça tudo o que o ladrão pede, de forma calma e sem movimentos bruscos. Nem sonhe em digitar sua senha ao contrário no caixa eletrônico nem fazer qualquer coisa que seja considerada gracinha pelo ladrão. Dinheiro na mão é vendaval, vai e volta, mas sua vida é única e insubstituível. Pense nisso!

Links Úteis

  • Veja como evitar ser vítima de saidinha de banco;
  • Como lidar com emails falsos e evitar ser enganado;

Bom, o que você achou do artigo? Você já foi enganado por email falso ou sofreu saidinha de banco? Conte-nos sua experiência!

Gostou? Compartilhe!
Em 28/03/2011 às 11:23 por em Dicas
Artigo Anterior

Deixe seu comentário