Como enviar arquivos grandes em um e-mail

em Dicas • 4 minutos de leitura

Todo mundo, nem que somente uma vez, precisou anexar algo a um e-mail e se deparou com um aviso de que o arquivo era grande demais para ser enviado. É verdade que boa parte dos sistemas de correio eletrônico limitam o tamanho máximo até alguns megabytes, mas hoje te ensinarei um jeito de contornar esse problema.

A dica é muito simples: use sites de compartilhamento de arquivos. Sim, simplesmente isso. Daí você pode enviar o link gerado via e-mail para que o destinatário baixe quando bem entender,  virtualmente permitindo que você envie qualquer tamanho de arquivo. Digo virtualmente pois geralmente os arquivos que enviamos por e-mail não ultrapassam os 1GB nem de longe, então a maioria dos serviços gratuitos atenderá suas necessidades.

Anexo

Melhores sites

Para não ficar caçando por aí dúzias de sites, confira a lista abaixo com os melhores!

MegaUpload: Permite enviar até 999MB que podem ser baixados gratuitamente. Mais que isso só pode ser enviado ou baixado por usuários Premium. Os arquivos ficam armazenados até 90 dias após o ultimo download, o que significa que enquanto alguém o baixar, ele existirá. O lado ruim fica por conta do CAPTCHA e do contador que são obrigatórios para quem usa o serviço de graça. Registrando-se gratuitamente, o CAPTCHA continua, mas o tempo de espera cai para 25 segundos. Mas esse cadastro não é necessário nem para enviar nem para baixar arquivos.

MediaFire: Permite enviar até 100MB gratuitamente, não possuindo CAPTCHA nem contadores antes de baixar. Para usuários registrados, ainda que gratuitamente, os arquivos são armazenados para sempre e podem ser baixados quantas vezes quiser, seguidamente, sem grandes limitações. O armazenamento e tráfego são ilimitados.

ShareX: Serviço brasileiro, perfeito para baixar arquivos de um servidor nacional, o que dá maior qualidade aos downloads. Você pode enviar arquivos de até 300MB e baixa-los quantas vezes quiser, seguidamente, sem CAPTCHAS ou contadores. Não há tempo determinado para exclusão dos arquivos, porém se algum não for baixado por mais de 30 dias, será excluído. Daí voltamos ao mesmo caso do MegaUpload: enquanto alguém baixar, o arquivo existirá.

DropBox: Nesse caso é necessário um cadastro, mas você ganha direito a 2GB gratuitos de espaço em disco que podem hospedar arquivos para baixar via link direto sem contadores ou CAPTCHA nem páginas com botões. Clicou, baixou. Convidando amigos, você vai ganhando mais espaço até chegar ao limite de 10GB. Mais que isso, só pagando uma assinatura mensal ou anual. Seus arquivos nunca são apagados. Instale o aplicativo e sincronize arquivos diretamente do explorador de arquivos do seu sistema operacional.

ADrive: Serviço gratuito que oferece até 50GB de espaço para compartilhamento de arquivos. Você usar um programa de computador, o próprio navegador ou até um programa de FTP para gerenciar os arquivos. Não há tempo determinado para exclusão do que foi enviado. Requer um cadastro.

Torrent: Sim, essa é uma opção, porém a mais inviável de todas. Primeiro que nem sempre enviamos um arquivo para várias pessoas. Além disso, você teria que deixar seu computador ligado até que o destinatário baixasse completamente o arquivo. Lembre-se ainda que você seria até então a única fonte, ou seed, do arquivo. Se seu upload não é dos melhores, esse é mais um problema. Mas se você quiser teimar ou enviar o arquivo para mais de uma pessoa, basta ir na opção de Criar Novo Torrent em seu cliente bittorrent e então preencher o formulário.

No caso dos trackers, ou rastreadores em bom português, você pode usar os endereços a seguir sem sequer precisar saber o que eles são. [IO Tecnologia]

http://www.torrent-downloads.to:2710/announce
http://www.sumotracker.com/announce
udp://tracker.openbittorrent.com:80/announce
udp://tracker.publicbt.com:80/announce

Opera Unite: Recurso do navegador Opera que transforma seu computador num servidor de arquivos de qualquer tipo, porém, assim como o Torrent, você vai depender da sua velocidade de upload e também do seu computador sempre ligado. O tamanho do arquivo e o tempo que ele permanece disponível depende da sua boa vontade.

Independente do uso ou da escolha, você estará muito bem servido com as opções acima que dispõem da melhor qualidade para pessoas de qualquer lugar do mundo. São os melhores servidores com os melhores serviços que com certeza vão ajudar no seu dia a dia ao enviar aquele anexo grandão.

Uma recomendação seria usar o MediaFire para arquivos de até 100MB, o ShareX para até 300MB, o MegaUpload para até 999MB, o DropBox para de 2 até 10GB e finalmente o ADrive para monstros de 50GB. Fora esses ainda existem milhares de opções, porém só aqui você encontra as melhores!

Dica: ao enviar um anexo para alguém, caso o site escolhido permita, envie também o link de exclusão do arquivo. Assim, após o destinatário baixar, poderá apagar o arquivo no serviço de compartilhamento evitando vazamento acidental de informações que talvez você não queira compartilhar com o mundo, por exemplo.

Comentários são sempre bem vindos!

29/11/2010 às 01:54
Quer comentar esse artigo? Use as redes sociais!
Mencione o @BlogAmigoGeek ou comente em nossa fan page.
0ba0f887c029bf902ecd1f90a042c4b9gggggggggggggggg