Blink será o novo motor de renderização do Chrome
Um novo motor de renderização acaba de dar as caras. Além dos principais Gecko da Mozilla, Trident da Microsoft e WebKit da Apple, o Google acaba da lançar o Blink que será o responsável por desenhar as páginas na tela em seu navegador Chrome.
O Blink é baseado no WebKit, mas trará um código mais simplificado e melhorias na arquitetura. Segundo nota divulgada pelo Google, inicialmente o Blink não deverá mudar muito a vida dos desenvolvedores. A partir de agora o Google vai trabalhar de forma separada da Apple e outros contribuidores do código original do WebKit em busca da criação de sua própria solução.
Adam Barth, Engenheiro de Software do Google, afirmou que foi uma decisão difícil devido ao fato de que o lançamento de um novo motor pode ter implicações significativas para a web, mas lembrou que a existência de múltiplos motores de renderização faz bem para a internet.
Bem quando a Opera Software anuncia que vai deixar de lado seu motor Presto em prol do WebKit, até então usado no Chrome, o Google lança seu próprio motor. Vamos aguardar e conferir as mudanças e melhorias que este novo player deve trazer na vida de usuários e desenvolvedores de sites. Se você é desenvolvedor e quer saber mais sobre o Blink, clique aqui.
Atualização: A Opera Software também vai usar o Blink em vez do WebKit mainstream da Apple.