Backup online e barato é com o Amazon Glacier
A Amazon lançou o Glacier que é um serviço onde você pode fazer backup do seu disco rígido inteiro pagando um valor absolutamente ridículo por cada gigabyte. Ele é potencialmente o serviço de backup mais barato de todos os tempos.
Com apenas U$ 0,01 mensal você armazena até 1GB de arquivos na nuvem para acessa-los de qualquer lugar do planeta que tenha conexão com a internet. A Amazon garante 99.999999999% de durabilidade, o que significa que os arquivos permanecerão seguros o tempo inteiro.
Digamos que você tenha 100GB de arquivos importantíssimos na sua máquina e gostaria que eles estivessem seguros para caso o computador quebre ou exploda. Enviar toda essa quantidade de dados para os servidores da Amazon e mantê-los no Glacier custaria por ano um pouco mais de U$ 10.
Sem nem mesmo precisar comparar com a concorrência, se você fosse manter esses mesmos 100GB no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), sua conta no final passaria dos U$ 150. Porém o objetivo do Glacier não é ser concorrente do Dropbox pois ele foi desenvolvido para backups puros, para quem quer ter seus arquivos a salvo longe do computador para caso o pior aconteça.
Inclusive, por isso o nome é Glacier, já que o objetivo é manter seus backups “congelados” até que precisem ser recuperados para te salvar de um HD que decidiu quebrar. Faça backup de todo o conteúdo dos seus discos rígidos e guarde-os com segurança nos data centers da Amazon espalhados pelo planeta.
Se algum dia uma tragédia acontecer, basta enviar uma solicitação de retirada para que a Amazon deixe seus backups prontos para download em até quatro horas. Porém não há limites para o que pode ser armazenado: salve desde um arquivo de texto do bloco de notas até toda a sua coleção de filmes, mesmo que passem dos terabytes. Por ser um sistema pay-per-use, você só vai pagar por aquilo que de fato usar.
Falando nisso, ao copiar os arquivos do seu disco rígido para a nuvem, existe uma tarifa de transferência de dados que custa U$ 0,50 por cada 10 mil arquivos. Desta forma, digamos que você tenha 100GB divididos em 10 mil arquivos com 10MB cada. Você pagaria por ano um total de U$ 12.50 por usar o Amazon Glacier. Cada download que você fizer também vai custar um centavo de dólar por gigabyte baixado.
Se o conteúdo do seu backup for considerado sigiloso e você temer que alguém na Amazon possa vê-lo, não seria uma má ideia criptografar tudo antes de enviar. Moradores dos Estados Unidos que tenham conexões lentas e muitos arquivos podem enviar o disco rígido pelos correios para que o pessoal da Amazon transfira o conteúdo para a nuvem e devolva o dispositivo. Não sei se brasileiros podem fazer o mesmo.
Abaixo você confere (em inglês) um vídeo a respeito do serviço.
via Digital Inspiration