Acelere sua navegação escolhendo o melhor servidor DNS com o DNS Benchmark

Usar um bom servidor DNS é essencial para ter uma navegação mais rápida. Todos os sites da internet na verdade são IPs e os servidores DNS são responsáveis por traduzir amigogeek.net para 72.29.76.55 e permitir que você leia este artigo, por exemplo.

Quando um servidor DNS não funciona como deveria, sua navegação pode ficar bastante lenta e repleta de erros. Se o servidor for envenenado, você pode ainda ter sua segurança posta em risco já que um site legítimo pode ser redirecionado para um endereço perigoso.

O DNS Benchmark é um aplicativo que testa centenas de servidores ao redor do mundo e indica para você qual deles é o mais rápido e recomendado para uso no seu computador ou rede. É possível adicionar ou remover servidores, verificar quais deles já não funcionam mais e também excluir endereços que filtram conteúdo ou realizam redirecionamento (como o OpenDNS). Além disso, é possível construir uma lista personalizada através do teste de quase 5.000 servidores que no final resultarão numa TOP 50 com os mais rápidos. A partir destes, você poderá realizar um novo teste e descobrir qual é definitivamente o melhor.

Para usar o aplicativo, basta clicar na aba Nameservers e então em Run Benchmark. Aguarde a barra azul chegar ao fim e confira o resultado. A aba Conclusions também é bastante interessante pois ela analisa o resultado do teste e dá dicas do que pode melhorar. Para gerar o TOP 50 com os melhores servidores a partir de uma lista com quase cinco mil endereços, basta clicar em Add/Remove e depois clicar no ultimo botão. Através desse caminho também é possível adicionar ou remover servidores, importar ou exportar uma lista deles em formato .ini e realizar outros ajustes.

Após efetuar o teste, copie o endereço IP dos primeiros servidores da lista e defina-os no seu sistema operacional ou roteador. A partir daí, é só aproveitar uma navegação mais rápida e estável. Fique atente, porém, que usar um servidor DNS diferente do fornecido pelo seu provedor de internet pode não ser uma ideia tão boa assim. Porém as vezes é necessário quando seu servidor padrão não funciona direito. Ainda que de forma temporária, vale a pena realizar o teste e conferir o resultado. Para minimizar os problemas do link acima, prefira sempre servidores em território nacional ou próximos as rotas de conexão internacional como Miami nos Estados Unidos.

Caso você use Mac ou Linux, tem como alternativa usar o Namebench (que também é compatível com Windows). Se quiser usar uma lista personalizada que acabei de gerar, baixe aqui o arquivo .ini e importe no DNS Benchmark. Como uso a GVT e alguns servidores da lista são dela, eles não vão funcionar para quem for cliente de outras operadoras.

Gostou? Compartilhe!
Em 31/01/2013 às 17:25 por em Dicas
Artigo Anterior

Deixe seu comentário