Marca Telefônica desaparecerá em abril
Não só no Brasil como no resto do mundo a marca Telefônica está desaparecendo aos poucos e agora chegou a vez do nosso país também aposentar o nome que há anos serve residentes no sudeste com serviços de telefonia fixa, internet e TV por assinatura.
Depois de comprar a Vivo dos portugueses, a espanhola Telefônica vai mudar o nome no resto do mundo para Movistar (exceto na Europa onde se chamará O2), mas no Brasil será conhecida apenas como Vivo. Há algum tempo se sabia que um dia isso aconteceria, mas a diferença é que agora temos data certa: dia 15 de abril. Inclusive, já existe uma longa página cheia de perguntas e respostas para quem quer saber o que mudará com a troca de nomes. Para ler tudo, clique aqui.
A Campus Party que ocorreu esse ano em São Paulo foi, portanto, a ultima a levar a marca combinada Telefônica-Vivo e caso a Campus Party Recife se concretize no segundo semestre deste ano, tudo já estará movido para apenas Vivo. Quem era cliente Speedy ou Ajato, passa a ser cliente Vivo Speedy. Quem era cliente da Telefônica TV Digital, Fibra TV ou TVA passa a ser cliente Vivo TV. O Telefônica 15, código para chamadas de longa distância, passa a se chamar Vivo 15 e clientes Telefônica Linha Fixa passam a ser clientes Vivo Fixo.
Como podem ver, até mesmo as marcas TVA e Ajato sumirão do mercado em prol do novo nome. A partir de agora, a empresa deve começar o processo de informar os atuais clientes das diversas e moribundas marcas sobre a alteração. Então, no meio do mês de abril, tudo o que levava os antigos nomes passarão a carregar a marca Vivo. Está tudo explicadinho no link do segundo parágrafo. Uma coisa, porém, continua do jeito que está: os números telefônicos atuais das diversas marcas. O atendimento para telefone fixo continuará no número 10315 e o atendimento para celular no *8486 a partir de celulares da Vivo. A estrutura das companhias permanecerá a mesma, apenas atuando sob uma capa nova e mais bonitinha.
Esse processo de fusão não é exclusivo da Vivo. As empresas do ricaço Carlos Slim também estão trabalhando para se fundirem. Por exemplo, os clientes Via Embratel agora passaram a ser clientes Claro TV. As marcas Embratel e NET devem sumir muito em breve e serem conhecidas apenas como Claro, algo que também já acontece há algum tempo noutros países sul-americanos. Porém, a Embratel deve manter o nome para clientes do mercado corporativo. E sim, segundo o FAQ da Telefônica, há planos dela expandir os serviços até hoje prestados somente em São Paulo para outros Estados da federação.
Sendo assim, ela vai aproveitar a presença da Vivo em todo o país para aumentar o leque de produtos e serviços para mais pessoas e bater de frente com as expansões e fusões da Claro e outras empresas que estão também trabalhando na ampliação do leque de serviços e cobertura. O que dá um certo medo em algumas pessoas é se esse processo todo serve apenas para dar um novo nome aos problemas que tanto borrifaram lama na extinta marca Telefônica. Somente o tempo nos dirá isso.
Então você que já é cliente Telefônica, não se espante ao receber uma correspondência da Vivo e achar que foi engano. Vá se acostumando pois vai ser assim mesmo daqui para frente. E você que é ou não cliente da Vivo em outros Estados, prepare-se para ver o Speedy sair de São Paulo e chegar aí na sua residência. Quem sabe até os serviços que usam fibra ótica também possam chegar a novas cidades nos próximos meses. Vai ser ótimo para impulsionar a concorrência e dar mais variedade e, esperançosamente, qualidade ao consumidor brasileiro.
via Tecnoblog