Ativando o filtro de IP no uTorrent

Os torrents que você baixa estão disponíveis graças a alguém que está compartilhando o arquivo e em meio a multidão, é perfeitamente possível encontrar fontes não confiáveis e que podem ser potenciais riscos para sua privacidade.

Existem organizações que são contra a prática do compartilhamento de arquivos e elas se infiltram nas redes P2P como falsas fontes que só enviam lixo e pedaços corrompidos visando diminuir drasticamente a velocidade do seu download e fazendo com que você termine sem paciência ou com um arquivo inutilizável.

Bloqueie IPs no uTorrent

No uTorrent você pode ver nas informações do arquivo uma parte chamada Gasto ou Wasted em inglês. Ele mostra a quantidade de dados que foram descartados por estarem corrompidos ou condenados. Dependendo do arquivo que está sendo baixado, você pode estar na verdade conectado a diversas organizações contra P2P que vão registrar seu endereço de IP e em alguns casos, até denuncia-lo.

Para evitar que isso aconteça, existem os chamados filtros de IP que catalogam essas organizações e criam uma lista com endereços aos quais seu cliente de torrent não deve se conectar. Para configurar o uTorrent para fazer uso dessa lista, acesse a janela de preferências e em Avançado, procure na lista a opção ipfilter.enable e defina para True. Para atualizar a lista com os mais recentes endereços catalogados, use o IPFilter Updater.

Ele vai obter uma série de mirrors a partir do SourceForge.net e baixar a lista de IPs bloqueados direto do servidor mais próximo de você. Uma vez que a lista foi baixada e extraída, pode fechar o programa e curtir um nível considerável de proteção e privacidade. Caso o uTorrent esteja aberto, reinicie ele. Se você usa a versão portátil, baixe esse arquivo e extraia na mesma pasta onde se encontra o executável do uTorrent.

Execute o arquivo .bat e aguarde enquanto ele baixa a lista mais recente também diretamente do SourceForge.net. Se preferir evitar se conectar a endereços bloqueados não somente no uTorrent mas em literalmente todos os programas que você usa em sua máquina e se conectam a internet, conheça o PeerBlock ou o PeerGuardian. Tome nota que eles podem bloquear alguns sites que você acessa regularmente se o IP estiver numa faixa bloqueada. Nesses casos é possível pausar os programas ou incluir uma exceção neles. Para quem usa outros clientes que não o uTorrent e não deseja instalar os dois programas acima, use as listas do iBlockList.

Gostou? Compartilhe!
Em 02/09/2012 às 21:14 por em Dicas
Artigo Anterior

Deixe seu comentário