Use o Google Authenticator sem o smartphone
O Google Authenticator é o sistema de login com dois fatores implantado pela gigante para ajudar a melhorar a segurança das contas de usuário. Ainda que sua senha seja roubada, o ladrão ainda vai precisar de uma sequência numérica aleatória se quiser acessar sua conta.
Você já deve conhecer algo assim por parte dos bancos que oferecem os chamados tokens ou chaves de segurança. No caso do Google, ele oferece um aplicativo para iOS, BlackBerry e Android que gera essas chaves para você. Mesmo que o smartphone não esteja ao seu lado no momento, são disponibilizados ainda 10 códigos de backup. É possível ativar o sistema de login por dois fatores acessando as configurações da sua conta e clicando em Segurança. Cada código gerado é válido por apenas alguns segundos.
Você vai notar que com o passar do tempo vai ficar chato ter que estar com o smartphone sempre que for acessar a conta do Google. Os mais preguiçosos sentirão falta do bom e velho copiar e colar, já que você terá que memorizar a sequência que aparece na tela do aparelho e digitar no computador. Quem usa o Chrome, pode instalar este complemento que adiciona um ícone na lista de apps que aparecem ao abrir uma nova aba.
Para Windows, Mac e Linux com Java instalado, existe ainda o JAuth que faz o mesmo serviço e não depende de navegador. Tudo o que você vai precisar no primeiro é de um nome para a conta e um código secreto que é fornecido no momento da inclusão de um novo smartphone. No JAuth é necessário apenas o código secreto.
Para usar o aplicativo do Google Autenticador no smartphone é necessário instalar a versão compatível com seu sistema operacional móvel e usar um leitor para interpretar o código QR que aparece no processo de configuração. Logo abaixo dele existe um link para quem não tem leitor. Você deve clicar nele e anotar o código em negrito removendo os espaços. Configure seu smartphone e informe o código gerado para concluir a operação. Cole o código em negrito sem os espaços no complemento do navegador ou durante o processo de instalação do JAuth para que eles também passem a gerar códigos.
Para quem já usa o Google Autenticador, a maneira mais fácil que encontrei de ter acesso ao código secreto é removendo e adicionando novamente meu smartphone Android e anotando a sequência em negrito que aparece abaixo do código QR no link para quem não tem leitor. Porém isso pode requerer que você insira novamente as senhas específicas para aplicativos que poderão parar de funcionar alegando senha incorreta. Mas uma vez superadas essas inconveniências, você poderá esquecer delas e passar a ter acesso aos códigos do Google Autenticador mesmo longe do smartphone. É uma configuração necessária apenas uma vez.
Se você possui mais de uma conta do Google usando o recurso de login com dois fatores, somente o complemento para o Chrome lhe será útil pois o JAuth suporta apenas um código secreto e portanto apenas uma conta. Ainda que você não tenha um smartphone, será possível usar o navegador ou o JAuth para gerar os códigos e fazer o Google pensar que eles foram gerados num smartphone com um dos sistemas operacionais compatíveis. Porém quando estiver fora de casa, não será possível acessar sua conta. Ao fazer isso pela primeira vez, é necessário confirmar sua titularidade através de uma mensagem de texto que será enviada com um código de seis dígitos.
A autenticação com dois fatores originalmente se referia a senha como um fator e o smartphone como um segundo fator. Agora com essas opções adicionais, novos personagens foram adicionados a história. Só tome cuidado com quem acessa seu computador onde estão instalados os sistemas que geram os códigos do Google Autenticador e no caso do smartphone, cuidado para não perde-lo. Nem preciso dizer para jamais divulgar sua senha para terceiros.