Twitter expande data center
O Twitter alcançou 100 milhões de usuários ativos e decidiu que era hora de investir em infraestrutura para suportar seu crescimento e evitar o aparecimento de baleias no serviço. Graças a isso, o passarinho azul iniciou as obras para se acomodar no Metro Technology Center.
Apesar do esforço para se hospedar num dos maiores centros de dados do mundo, o Twitter ainda planeja manter servidores nas costas leste e oeste dos Estados Unidos para atender um maior número de usuários com mais velocidade.
A escolha pelo MTC se deve ao espaço para as instalações atuais e também capacidade de expansão no futuro, o que pesou muito na hora do pessoal do Twitter escolher seu novo ninho lar. E olhe que o novo data center para onde os servidores vão não é o maior dentre as várias instalações do MTC.
Mesmo a Virgínia sendo conhecida pelo seu número de ligações com backbones que vão para todos os lugares do mundo, incluindo melhores rotas para o Brasil, o Twitter preferiu se instalar em Atlanta, mas há especulações que a Virgínia ainda não saiu dos planos deles.
Inclusive, a RangingWire, que hospeda os servidores do Twitter em Sacramento, acaba de entrar para a lista de empresas com instalações na Virgínia. Outras que também estão indo para lá incluem a DuPont Fabros Technology, Digital Realty Trust, Latisys, CoreSite, Sabey, Equinix (dona da ALOG no Brasil), entre outras.
O que se sabe ao certo é que o Twitter está pensando no futuro e graças a isso, novidades estão a caminho para manter o serviço mais estável e rápido para o maior número de twitteiros possível. Então uma busca por melhores data centers e maior conectividade é um must para a empresa.
O CEO do Twitter até comentou que deverá receber mais 26 milhões de usuários até o final de 2011, o que com certeza necessitará de mais servidores e mais locais para hospeda-los. Quem viver verá.
(via via)