TAM vende passagem mais barata no site em inglês
A empresa aérea TAM tem oferecido passagens para trechos nacionais por um valor bem mais baixo quando o site é apresentado em inglês. Mesmo após a conversão de dólar para real, é possível alcançar preços até quatro vezes mais em conta.
Um usuário chamado Leo Barbalho publicou uma foto no Facebook onde aparecem lado a lado duas capturas de tela do serviço de pesquisa de preços do site da TAM onde é possível ver claramente a diferença entre os valores.
Enquanto no site em português, o trecho entre os aeroportos Congonhas e Santos Dumont custava R$ 705, o mesmo trecho no site em inglês estava sendo oferecido por apenas R$ 116. Uma valor seis vezes mais barato. Procurada por uma das pessoas que comentou na foto, esta foi a resposta da TAM:
Olá Rodrigo,
Gostaríamos de esclarecer que cada país possui políticas de tarifas diferenciadas, levando em consideração a moeda local, preço do combustível, impostos e demais fatores.
Obrigado.
O Gus Fune do site Papo de Homem fez uns testes e descobriu, entre outras coisas, que as maiores diferenças de preço são obtidas em datas próximas, como entre amanhã e uma semana mais tarde. Além disso, esses valores só valem para trechos nacionais. Qualquer trecho internacional não tem um desconto que compense.
Ele descobriu também que as passagens podem ficar em média 4x mais baratas simplesmente mudando o idioma. Para tirar proveito disso, você deve possuir um cartão internacional com bandeira Visa, MasterCard ou Amex que aceite compras em dólar e alterar o idioma do site da TAM para Inglês clicando em “Outros Países”. Daí basta fazer a compra normalmente.
Enquanto a TAM não se pronunciar oficialmente em vez de uma mera resposta em uma rede social, será possível aproveitar para comprar passagens mais baratas apenas mudando o idioma do site. Porém leve em conta que além do valor das passagens, será cobrado em seu cartão o valor em dólar convertido de acordo com a cotação do Dólar Turismo para a data da compra junto com o Imposto Sobre Operações de Câmbio (IOF). Cartões de crédito cobram 6,38% de IOF.
Abaixo algumas capturas de tela obtidas do site Papo de Homem.
Depois que a notícia se espalhou, resultou numa onda de críticas por toda a internet e virou notícia inclusive em grandes portais. Fica difícil entender os motivos que levaram a TAM a fazer isso, o que com certeza deve ter deixado muitas pessoas indignadas ao mesmo tempo em que abriu uma ótima oportunidade para conseguir passagens aéreas mais em conta. Vamos aguardar e ver se a companhia se pronuncia a respeito do ocorrido.
Atualização: a TAM diz ter corrigido o “erro”, mas agora só é possível comprar as passagens em dólar caso o cartão tenha sido emitido no país selecionado ao mudar o idioma. A TAM informou ainda que “o que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado. Por isso, o site da TAM possui versões para cada país em que a empresa opera, obedecendo às legislações locais”. A Secretaria Nacional do Consumidor foi procurada pela Folha de São Paulo e disse que irá investigar o caso. O jornal Estadão fez as mesmas simulações no site da Gol e constatou que nela os preços em outras moedas estão equivalentes aos em Reais. Com informações do Tecnoblog.