Microsoft anuncia tablet Surface com Windows 8
A Microsoft finalmente anunciou o aguardado lançamento do seu tablet que também pode se transformar num ultrabook. Com versão fabricada pela Intel e rodando o Windows 8, a novidade fez os olhos de muitos brilharem. Conheçam o Microsoft Surface!
Foram criadas duas versões, sendo uma delas ARM e outra x86, ambas rodando a próxima versão do sistema operacional da gigante. O modelo ARM pesa apenas 675g, roda Windows 8 RT, tem processador ARM e tela de 10,6” ClearType de alta definição com resolução de 1366 por 768 produzida especialmente para a Microsoft. Chegarão ao mercado versões com 32GB e 64GB de armazenamento interno, nada de 16GB por aqui.
Com apenas 9,3mm de espessura, é o suficiente para acomodar portas USB. Durante a apresentação foi demonstrado o uso do Office, porém este ainda usava a interface para desktops, mas espera-se uma edição própria para tablets e com interface Metro. Ainda não se tem informações sobre a quantidade de memória ou detalhes sobre o processador.
A carcaça foi fabricada num processo que usa magnésio para moldar partes com até 0,65mm de espessura, algo tão fino quanto um cartão de crédito. A versão ARM possui ainda suporte a antena MIMO 2x2, USB 2.0, cartões microSD e traz a suíte Office 15, além do suporte ao Type Cover e ao Touch Cover. Sobre esses dois, falo mais abaixo.
A versão produzida pela Intel vem com o Core i5 de 22nm de terceira geração com o Windows 8 Pro instalado e se mostra um pouco mais gordinha que a versão ARM, com espessura de 14mm e pesando quase 1Kg. Vem com tela de tamanho desconhecido, mas com 1080p de resolução e uma canetinha stylus de 600dpi que fica grudada na lateral do aparelho através de magnetismo.
Ele funciona como um PC normal e com o teclado acaba se tornando um ultrabook. Vem com saída Display Port que permite a conexão a equipamentos multimídia maiores, como sua televisão de alta definição ou até mesmo um projetor. Dessa vez vemos o suporte a USB 3.0, versões com 64 e 128GB de armazenamento interno, suporte a microSDXC e também antena MIMO 2x2. No pacote também encontramos a canetinha e o suporte ao Type Cover e ao Touch Cover. Mais uma vez não há detalhes sobre processador ou memória.
Ainda não se sabe se serão acessórios vendidos separadamente ou virão inclusos na caixinha, porém também foram lançados o Touch Cover e o Type Cover. O Touch Cover permite que o tablet fique de pé e ainda inclui um teclado sensível ao toque. Tudo se encaixa com ajuda de magnetismo e adiciona apenas 3mm a espessura do equipamento. Se você gosta de personalização, este teclado deve vir em cinco cores diferentes.
Quem prefere sentir a tecla afundando do que confiar numa área sensível ao toque, a Microsoft também vai lançar o Type Cover que é um teclado completo, porém bem mais fino do que aqueles que estamos acostumados. Até mesmo o touchpad virá com botões clicáveis para alegrar a todos. O preço disso é a adição de 5mm a espessura, resultando num total de 5mm. Abaixo você confere o vídeo de lançamento do Surface, apresentado durante o evento.
Sobre o quanto vai custar estas belezinhas, a Microsoft deixou para divulgar quando estiver perto do lançamento nas lojas. Porém, ela promete que os valores serão bastante competitivos, ficando em pé de igualdade com os tablets ARM e ultrabooks da concorrência.
via Tecnblog e The Verge