Saiba como conservar a bateria do mouse sem fio
Quem usa mouses sem fio e tem notado que a bateria dele não tem durado tanto quanto deveria, a seguir apresento algumas dicas que ajudarão a não esgotar as forças desse periférico tão rapidamente.
Para começar, temos que lembrar que embaixo de todo mouse wireless existe um interruptor que liga e desliga o dispositivo. Quando terminamos de fazer todos os trabalhos ao final do dia, nem sempre lembramos de desliga-lo e isso obviamente colabora com o consumo desnecessário de energia.
Não que fazer isso venha trazer uma gigantesca melhoria na vida útil de cada carga ou lote de pilhas, mas o aumento de autonomia já pode ser considerado significativo. Para não esquecer de fazer isso, podemos colocar um post-it virtual na área de trabalho, um de verdade grudado na carcaça do monitor, definir um alarme ao final do expediente... Adicione esta ação ao seu cotidiano a ponto de torna-la automática.
Pouca gente sabe, mas usar mouse pads escuros faz o canhão de luz do mouse trabalhar mais intensamente, consumindo mais energia e a Logitech confirma esse fato. O recomendado é sempre escolher mouse pads com cores claras para aumentar a vida útil das baterias. Além disso, mantenha o dongle USB e o mouse sempre o mais próximo possível para evitar esforços extras para que ambos se comuniquem. Caso seja necessário, use um cabo extensor USB.
É sempre bom trocar as pilhas ao mesmo tempo e usar sempre as mesmas marcas, sem misturar fabricantes e tipos diferentes. As recomendadas são as pilhas alcalinas que operam em voltagem mais alta. A próxima dica é bastante óbvia, mas vale mencionar que sempre desligue o mouse sem fio quando for viajar pois apesar dele ter um sistema de economia de energia, ao primeiro movimento detectado, ele sairá do estado econômico e ficará nesse loop consumindo energia enquanto balança na mochila.
via Digital Inspiration