Bateria do Acer 4740 não carrega completamente

Esses dias, após formatar meu notebook, me deparei com um triste e preocupante problema. A bateria dele não chegava mais aos 100% durante a carga, não passando da casa dos 80%. Reinstalei o Acer e Power Management, mas não resolveu. Fiz de tudo para não necessitar da assistência e no final tive êxito.

Entenda que não quis recorrer a garantia pois a antiga responsável pela assistência aqui em Natal/RN deixou de prestar serviço a Acer e eu teria que entrar em contato com a CPSY e esperar que eles respondessem para descobrir o que fazer e isso poderia demorar muitos e-mails.

Bateria

Lendo pela internet, vi relatos de pessoas que simplesmente perderam a bateria com problemas parecidos. Do dia para a noite ela não carregava completamente e o nível de desgaste crescia de forma assustadora, começando em absurdos 30% e chegando a terríveis 71%, fazendo a pobre bateria durar apenas 30 minutos.

A bateria do meu Acer é fabricada pela Simplo que é uma divisão da Duracell e atualmente tem apenas 1% de desgaste com 3 meses de uso. Após aparecer esse problema e com ele surgir a preocupação sobre desgaste acelerado da bateria, quis resolver esse problema o mais rápido possível.

Até cheguei a começar a preencher o formulário de contato no site da CPSY, mas desisti quando lembrei que havia uma atualização para a BIOS que poderia resolver o problema e então acessei esse link e baixei o update. Meu notebook veio com a versão 1.04 e já estava disponível a versão 1.09 que pesa apenas alguns megabytes. Esta atualização melhorava e corrigia problemas de carregamento, então era a minha ultima carta na manga.

Lembrando que atualizações da BIOS nem sempre tem finais felizes e podem inutilizar seu computador. Faça os procedimentos a seguir entendendo os riscos e os aceitando por sua conta.

Após baixar o arquivo, vi que havia dentro uma versão DOS e uma versão EXE do atualizador. Optei pela versão executável e abri o arquivo como administrador. Antes disso eu pluguei o cabo de energia pois me foi solicitado pelo aplicativo. Realmente ele ativa com força o cooler e ainda estressa bastante o processador durante a atualização que no geral é indolor e não demorou nem cinco minutos.

Houve sucesso e o computador foi forçado a reiniciar assim que a janelinha fechou sozinha. Ele deu uma bela desligada, apagou geral e depois iniciou normalmente. Assim que cheguei até a área de trabalho, reparei que a bateria havia voltado a completar a carga e voilà. Aqui estou eu com a bateria carregando normalmente até os 100% como manda o figurino. Estou avaliando se houveram danos colaterais como diminuição da duração, mas creio que tudo está bem até o momento, como deveria estar.

Então resumindo, o que eu fiz foi atualizar a BIOS, ainda que às cegas, torcendo para que desse certo, mas no final tive sucesso e a bateria voltou a carregar normalmente.

Gostou? Compartilhe!
Em 30/09/2010 às 10:33 por em Dicas
Artigo Anterior

Deixe seu comentário