Recife lança campanha contra DJs de ônibus
Lá está você, super estressado, saindo do trabalho indo em direção a parada de ônibus. Tem sorte por pegar um coletivo com bancos vazios, senta-se e espera aproveitar a viagem para descansar um pouco. Mas sua paz é interrompida quando alguém ao fundo liga o som no máximo tocando a pior música que você já ouviu na vida.
Os indivíduos conhecidos como DJ de Ônibus são o principal alvo da campanha pioneira do Recife que busca conscientizar as pessoas a preferirem usar fones de ouvido do que perturbar a paz alheia com músicas que na maioria das vezes ninguém além do “DJ” gosta de ouvir. A campanha nasceu após fiscais, setor de Atendimento ao Cliente e a Ouvidoria e Comunicação do Consórcio de Transportes Grande Recife observarem o número de pessoas descontentes com os ruídos emitidos por usuários com aparelhos de som.
Cartazes como o da imagem acima, InBus e lonas com mensagens da campanha em pontos de ônibus serão espalhados por toda a capital pernambucana e também terá repercussão em mídias sociais como o Twitter e Facebook, além da mídia espontânea. Outro alvo da campanha aponta para cobradores e motoristas que controlam aparelhos de som instalados nos próprios veículos. Para eles há regras como não reproduzir músicas de conteúdo vulgar, ofensivo ou que incitem violência, ou ainda que extrapolem os limites do volume para a reprodução de som.
A fiscalização deverá ser intensificada contra estas práticas e caso as operadoras descumpram as novas regras, deverão pagar multa de até R$ 685,66. Então se você entrar no ônibus e ver que algum passageiro está ouvindo música sem fone de ouvido em volume alto, chegue até ele e mostre o cartaz estampado em algum lugar do coletivo para que a ficha caia e ele desligue ou use fones de ouvido.
Eu particularmente adorei essa campanha e espero que ela tenha muito sucesso. Seria uma excelente ideia as demais cidades e capitais do país copiarem a ação e incentivarem o uso de fones de ouvido, literalmente, pelo bem geral da nação. Se você gostou da ideia, mesmo não morando no Recife, divulgue a campanha onde puder e insista para que as autoridades da sua cidade façam algo parecido.
Apesar desse assunto não ter muito a ver com tecnologia, a menos que falemos dos aparelhos emissores de som, eu não pude deixar de postar e comunicar a todos sobre esta ótima campanha que beneficiará muita gente com certeza. O retorno nas redes sociais já é positivo e algo assim não pode ser deixado caído no esquecimento com o passar do tempo. Vamos transformar esta numa campanha nacional com a sua ajuda.
Não esqueça de compartilhar e comentar!
(via via)