Novidades do Firefox 4 Beta 4 e Chrome 7

Tive acesso as versões prévias do Firefox 4 e do Google Chrome 7. Nesse caso um se chama Minefiled (Campo Minado) e o outro Chromium. Pude dar uma sacada nas ultimas novidades e ver se essa aceleração por GPU realmente muda alguma coisa na nossa vida online navegando por aí. Confira nas próximas linhas um hands-on destes dois browsers!

Renderização Direct2D por GPU

É muito legal este novo recurso que realmente dá aquela força na hora de carregar uma página cheia de imagens e gráficos. De fato as páginas carregaram mais rápido tanto no Firefox 4 quanto no Chrome 7 mas quanto mais veloz sua internet for, melhor será o desempenho, obviamente. O Mathias Kroy chegou a dizer que sentiu-se como se possuísse a internet toda na sua rede local. Ele possui conexão a internet de 10Mbps.

chromium7

Você viu neste artigo que é necessário mudar duas strings no about:config do Firefox, mas descobri que havia errado o nome da string, porém ja corrigi no outro artigo. No Google Chrome o lance parece vir ativado por padrão, pois não achei nada nas configurações.

Visualmente, não existem alterações nem no Firefox nem no Chromium, salvo exceções.

Firefox Sync

Com a tendência da computação na nuvem, a Mozilla pretende lançar um recurso chamado Firefox Sync que deixa salvo online seus dados de histórico, configurações do navegador, abas, senhas, favoritos e assim quando você precisar formatar o computador, desinstalar o navegador por algum motivo ou usar o Firefox em outro computador, poderá ter tudo do jeito que havia deixado, bastando sincronizar seu computador com os dados salvos na internet.

Confirmação de sincronia - Firefox Sync

No rodapé, em seu canto direito, existe um símbolo de duas setas em forma de círculo. Clicando nele, lhe é perguntado se você já possui conta noutro computador ou se é a primeira vez que faz isso. Preencha uns dados, prove que você é humano respondendo um CAPTCHA e sincronize!

Switch to Tab

Como falei anteriormente noutro artigo, na nova versão do Firefox existe este recurso chamado Switch to Tab que evita a criação de abas duplicadas, dando a opção para alternar para a aba já existente.

Switch to Tab

Ao selecionar a aba para a qual deve-se trocar, automaticamente a atual é fechada e a guia de destino é posta em primeiro plano.

Tabs Sets

Ao clicar com o botão direito sobre uma aba do Firefox, é dada a opção de move-la para algum grupo. Esses grupos são mostrados na superbar do Windows 7 como janelas separadas, mas você não pode coloca-las lado a lado. Se você redimensionar uma janela, todos os grupos tomarão a mesma proporção. Pelo menos é isso que pude perceber até o momento.

Menu do Tabs Sets

Aparecendo a tela da imagem abaixo, lhe é dado o poder de nomear os grupos e mover as abas entre eles para assim organizar, por exemplo, Twitter e Facebook num grupo, GMail e Hotmail noutro e assim em diante, mantendo seu cotidiano organizado em grupos de abas.

Grupos de Abas (Tabs Sets)

Enfim, todos estes recursos do Firefox são realmente bem bacanas e bem vindos. Acho que muitos levarão um tempo para se acostumar com algumas coisas, como eu, mas no fim creio que todos saberemos usar ao máximo as novidades para melhorar nosso cotidiano na internet.

Uma coisa é certa: o pacote de recursos novos trazidos pelo Firefox é maior e mais legal, além de bem mais estável que o pré-alpha Chromium que até agora só trouxe a renderização por GPU. Bem que eu disse que os demais navegadores começariam a copiar as ideias o mais rápido possível.

Reparem que estou me arriscando com versões que sequer podemos chamar de Beta e portanto posso sofrer com alguns bugs (os quais já encontrei, principalmente no Chromium), mas em compensação tenho a disposição os mais recentes recursos como os mostrados acima.

Você também pode experimentar o gostinho do novo antes de segunda, quando deve sair o Beta 4 do Firefox. O Chrome 7 só deve sair próximo mês então ainda vai demorar um pouquinho. Abaixo, por sua conta e risco, você pode baixar as versões usadas neste artigo.

  • Chromium Snapshot 7.0 – Baixe sempre o arquivo .zip ou .exe da ultima pasta. Atualizações com novas builds a cada 10 minutos, praticamente;
  • Mozilla Firefox 4 Beta 4 Pré;
  • Não sabe que build do Firefox Nightly escolher? Clique aqui.

O que vem por aí?

Encontrei no servidor da Mozilla versões x64 do Firefox 4 Beta 4 e Beta 5, ambos Pré. Isso, além de seguir uma tendência, vem para dar maior compatibilidade e desempenho oferecendo programas para cada uma das arquiteturas. O Chrome como todos já devem saber, possui uma versão do Chromium x64 para Linux. Já existe um link para download da versão x64 do Firefox no terceiro link da lista acima tanto para Linux como para Mac e Windows.

Para aqueles que preferem esperar as versões ditas estáveis, pode ter certeza que vem muita coisa boa por aí.

Gostou? Compartilhe!
Em 21/08/2010 às 2:56 por em Artigos
Artigo Anterior

Deixe seu comentário