Google testa chamadas VoIP pelo GMail
Um rumor dizia que o Google disponibilizaria na caixa de entrada do GMail um recurso que permitiria aos usuários fazerem ligações nacionais e internacionais tanto nos EUA quanto no Canadá e isso foi confirmado, mas com o detalhe de que este segundo país não foi contemplado num primeiro momento.
A novidade está se espalhando e sendo ativada para os usuários dos Estados Unidos e vai permitir que eles façam ligações de graça durante o resto do ano e mesmo quando a promoção acabar, os preços serão incrivelmente baixos, custando cerca de U$ 0,02 para ligar para Paris, por exemplo.
O Google bem que poderia liberar o serviço gratuitamente para o mundo todo, mas não haveriam nem servidores nem advogados o suficiente para suportar a demanda de ligações e processos das teles ao redor do mundo contra essa concorrência difícil de superar. Com certeza nem mesmo as operadoras americanas ficaram felizes com as ligações gratuitas até o final do ano.
O recurso se assemelha e muito ao sistema de redirecionamento de chamadas do Google Voice e a partir de agora, lançado publicamente nos EUA, deve ser questão de pouco tempo até que os demais países do mundo recebam a novidade. Creio que o próximo contemplado deve ser mesmo o Canadá, mas isso só o tempo dirá. Este primeiro momento deve ser para testar a adequar o sistema ao uso no mundo real para chegar em perfeitas condições a outros lugares.
Mas o que é VoIP?
A tradução de VoIP é Voz sobre IP e se refere a fazer ligações pela internet. É bem mais barato do que telefonar por meios comuns pois via VoIP a ligação usa uma rede que já está pronta e enviada sua voz diretamente a central mais próxima do destino, quando normalmente ela passaria por diversas centrais, aumentando os custos. Saiba mais.
Bom, agora só resta saber quando será que os brasileiros terão acesso a isso com nossa pequena carga de impostos?
Com informações de Tecnoblog