Novo Google Keep permite criar notas e listas de tarefas
O Google Keep é a ferramenta do Google que funciona como uma mistura de Evernote com Wunderlist, permitindo que você salve notas, pensamentos rápidos e crie listas de coisas a fazer. Apesar de não ter sido anunciado oficialmente ainda, já pode ser usado.
Para começar a usar a novidade, visite a página do Keep dentro do Google Drive ou baixe o aplicativo móvel – que até então está disponível apenas para Android. No momento da publicação desta matéria, somente o app para Android estava funcionando inicialmente. A versão acessível via navegador pedia para atualizar a página num loop infinito, mas parece já ter sido corrigido. O serviço ainda não está muito estável.
No Android, é possível criar notas rápidas que podem ter imagens adicionadas direto da câmera do aparelho e caso você precise criar uma lista de tarefas, é possível criar uma avulsa ou inseri-las dentro de uma nota. Você pode também ditar a nova nota por voz clicando no ícone do microfone. O símbolo da câmera serve para que você, por exemplo, faça capturas rápidas de algo que achou interessante na rua como algum panfleto para ver depois. Cada nota pode ter uma cor diferente para ajudar a diferencia-las e deixar tudo parecido com pequenos post-it. Pelo app é possível compartilhar, excluir e arquivar notas e listas.
Na interface acessível via navegador é possível ver um campo onde você pode começar a digitar uma nova nota e ao lado dele existe um botão para inserir imagens, inserir uma lista de tarefas numa nota ou criar uma nova lista de tarefas avulsa. Do lado direito do campo há também dois modos de exibição das listas criadas que incluem o Modo Lista e o Modo Grade. Ao clicar no campo para iniciar a digitação de uma nota, você também pode definir a cor para ela através do botão que aparece ao lado da opção de inserir imagens. Não achei a opção de compartilhar notas e listas via browser.
O serviço é bem simples e além das opções disponíveis na tela, há somente a opção de enviar um feedback contando o que está achando do serviço, se ele tem funcionado corretamente, reportar bugs e coisas assim. Mesmo no aplicativo para Android, a tela de configurações serve apenas para alternar entre contas do Google e ativar ou desativar a sincronia. Basicamente, tudo o que você vê na sua frente é o total de coisas disponíveis para serem feitas. Abaixo você encontra um vídeo explicativo da nova ferramenta do buscador.
via Google Discovery