Google Chrome Canary tecnologicamente explicado
Ainda que na versão estável, quem usa o navegador do Google terá nas mãos um aplicativo consolidado o suficiente para o uso cotidiano sem problemas. Porém foi anunciado pela gigante que o intervalo de tempo entre as atualizações cairia para apenas seis semanas e com isso foi lançado o Canary que é o meio termo entre o Estável e o Dev.
O motivo para o nome
O nome Canary não é por acaso e nos faz voltar no tempo até a época das grandes minas de carvão. O que acontecia era que os trabalhadores levavam com eles canários para os escuros túneis por um cruel e simples motivo. O pobre passarinho seria o primeiro a morrer caso o ambiente possuísse algum gás venenoso, avisando aos garimpeiros para saírem do local o mais rápido possível.
Removendo a crueldade com os animais, o Google levou a mesma ideia para o seu navegador. Ele foi concebido para testar as o que há de mais recente, até mais do que aquelas que estão no Chromium, a versão até então usada e compilada por desenvolvedores (canal Dev). Caso algo “mate” o Canary, o pessoal do Google bloqueará a função assassina e não a colocará ou a corrigirá nas próximas versões das demais compilações.
As diferenças
O Canary pode ser definido como um misto do Chrome e do Chromium, mas ainda assim não é igual aos irmãos. Para começar, nada de ícones coloridos ou em tons de azul. Você encontrará um símbolo totalmente amarelo e a interface sim, será azul, para contrastar com o cinza das versões “comuns”.
Ele também pode ser executado lado a lado com qualquer outra versão, usando uma instalação completamente limpa e separada. Você pode usar tudo diferente nele, desde extensões até preferências. Tudo e cada um no seu quadrado. Desta forma, até mesmo os acostumados com o estável poderão testar, ver o que há de novo e desinstalar o Canary sem dificuldades.
Devido ao canário do Google ser uma versão secundária, o “irmão do meio”, ele não tem o direito de ser seu navegador padrão e isso foi revogado na maternidade mesmo. Não tente força-lo a ser seu companheiro de aventuras, pois esse não é seu objetivo na terra.
Encontrando um motivo para usar
O Google Chrome Canary veio para dar a oportunidade de experimentar o que há de mais novo, literalmente, no navegador da gigante das buscas. Apesar das limitações e riscos, ele não deve causar muitos problemas por ser instalado e usado separadamente, lado a lado com as demais versões.
Com atualizações em intervalos de tempo curtíssimos, o Google poderá agregar mais informações e montar mais rapidamente um grande navegador baseado no feedback dos usuários. Desta forma pode-se esperar um browser ainda melhor, mais estável e funcional, num futuro bem mais próximo.
Note que devido a instabilidade deste programa, ele só deve ser usado por pessoas que entendam os riscos e que saibam contorna-los sem grandes problemas. Se você é apenas um curioso e prefere não se arriscar, fique longe e espere as novidades chegarem a versão final.
O que aprendemos
O Canary realmente veio para melhorar a nossa vida e será uma cobaia do Google para lançar um navegador cada vez melhor para superar definitivamente a Mozilla e mais para frente o Internet Explorer e sua soberania indevida. Ainda que você tenha medo e prefira não usa-lo no momento, os indivíduos que se arriscarem estarão enviando seu feedback para que em breve a versão estável que chegará a você seja a melhor possível.
O Canary se sacrificará e mostrará mais bugs e as ultimas alterações, fazendo com que o efeito dominó gerado pelo lançamento dessa versão atinja e aprimore diversos pontos do navegador que sem duvidas deverá causar medo nos veteranos. Tudo mais uma vez é uma questão de tempo.
A guerra vai esquentar. Internet Explorer 9, Firefox 4 e Google Chrome 7. Quem viver verá.
Usabilidade
Até a conclusão deste artigo, a versão Dev mais recente era a 6.0.450.0 que tem um bug no motor JavaScript que o impede de fazer cálculos simples de matemática. Se não me engano, foi o LastPass que detectou o problema e avisa ao usuário desta versão de desenvolvedor se ele foi premiado com uma compilação defeituosa. Quem se atreve a instalar o complemento pode ter todos os seus preciosos dados corrompidos ou perdidos devido ao erro no V8.
O Canary por sua vez já está na versão 7.0.500.1, não apresentando tal erro. Você pode instalar o LastPass e qualquer outra extensão sem problemas conhecidos. A partir de agora defeitos como esse não devem acontecer pois o canário deverá detecta-los e as demais versões do Chrome chegarão até o usuário com problemas menos graves que serão corrigidos aos poucos até chegar a versão estável.
Faça o teste
Clique neste link e veja abaixo do campo de texto se aparece um zero ou os números normalmente. Basta acessar e ver. Caso seja exibido como na imagem ao lado, parabéns, você está numa versão boa. Caso o valor incorrect mostre um zero, meus pêsames.
Onde baixar
Se você entende e aceita os riscos e deseja ajudar o Google a melhorar seu navegador favorito, baixe o Chrome Canary. Se quer algo com novidades quentinhas, porém mais estável, use o canal Dev. Se quer algo mais próximo ainda do estável, use o canal Beta. E se quer algo mais bem definido e firmado, escolha o canal Estável propriamente dito.
O importante é colaborar, mas aprecie com moderação!