Lembra do Napster? Pois é, ele morreu de vez
Quem já estava de pé para ver o nascimento da internet e o pipocar dos mais variados serviços com certeza vai lembrar do Napster que nasceu, para a indústria, com um tapa olho e perna de pau, permitindo que todos compartilhassem música entre si gratuitamente via redes P2P.
Foi um sucesso na época, fazendo tanto barulho que acabou morrendo… Mas, não ao terceiro dia, acabou ressuscitando, porém dessa vez quem mexia as cordinhas já não eram os usuários e sim a própria indústria. O Napster tinha renascido agora no outro time e cobrando pelas músicas.
Deu seu primeiro suspiro em 1999, o Napster agora bate as botas em definitivo após ter todos os seus ativos cedidos para o Rhapsody, que de concorrente passa a ser responsável pelos usuários e outras propriedades do finado gatinho que costumava pertencer a rede Best Buy. Ele não verá 2012 nascer.
O valor total resultante da negociação não foi divulgado, mas muitos que acompanharam o erguer e o cair de um ícone do início do novo milênio com certeza devem estar muito tristes com o fim que teve o sistema de compartilhamento mais popular do fim dos anos noventa.
Até mais, Napster, e obrigado pelos peixes!
via Gemind