Conheça o que vem por aí no Opera 11
Atualmente em fase Alpha (a primeira no processo de desenvolvimento de um novo programa), está muito recente, mas já promete mundos e fundos para se igualar aos concorrentes. Compatibilidade com os mais novos padrões da internet, complementos e mais velocidade estão entre as promessas da próxima grande versão do Opera.
Para começar, o instalador recebeu retoques e ganhou função de clique único, significando que basta executar e avançar apenas uma vez para ter o software instalado. Quem deseja mudar alguma coisa, basta clicar em Options (já contei que ele está disponível somente em inglês?) e alterar coisas como se deseja que ícones sejam adicionados a Área de Trabalho.
Uma má notícia para o pessoal que desenvolve o Opera@USB é que a nova versão já vem pronta para ser instalada em dispositivos removíveis, tornando programas de terceiros completamente inúteis. Na mesma janela acima você pode escolher a opção External Device e selecionar uma pasta onde extrair os arquivos.
No quesito interface, nada mudou. Por se tratar de uma versão Alpha, o pessoal do time de desenvolvimento deve estar escondendo o ouro para só mostra-lo nas ultimas etapas antes da versão Final. Mas por trás das cortinas, algumas novidades já estão funcionando.
Por exemplo, a questão das extensões, os famosos complementos já podem ser instalados. Inclusive, a primeira página que abre após a primeira execução do navegador é justamente a de complementos que já estão disponíveis. Os complementos seguem a mesma receita do Chrome e do Safari, usando elementos do HTML e conhecimentos em web design unidos a uma API interpretada pelo navegador.
Bom, falando de outras coisas, a nova versão suporta os padrões mais atuais da internet, como HTML5 e CSS 3 além de contar com melhor performance e processamento de JavaScript aprimorada. Acessar o GMail com ele é muito bom e rápido, você confere seu e-mail em instantes ainda que o resto do site esteja carregando. Mas para que usar a interface web quando você pode usar o Opera Mail novinho em folha? Além disso, seus favoritos agora ficam a um clique com a decisão do Opera Team de deixar a barra de bookmarks aos moldes dos demais navegadores.
O que eu não gostei foi que a rolagem da página ficou um pouco mais “pesada”, perdeu a leveza de antigamente. Somente algumas páginas com menos gráficos rolam suavemente. Bom, se você quer experimentar tudo o que a nova versão tem a oferecer, entenda que é uma versão de testes e pode conter muitos bugs e trazer problemas ainda não catalogados e muito menos corrigidos. Use por sua conta e risco, depois de baixa-lo aqui.
Com essa cartada, o Opera planeja brigar em pé de igualdade com os demais navegadores em todos os sentidos, como complementos, suporte aos padrões e velocidade. Se você estava preso devido a complementos, acaba de ganhar uma desculpa para experimentar. Muito em breve, tudo o que você vê nos demais, estará disponível para o Opera.
Apreciem com moderação!