Aprenda a restaurar a firmware original do LG P500

em Dicas • 6 minutos de leitura

Você já brincou de todas as maneiras com seu novo smartphone e já enfrentou diversas aventuras com ele, mas por um motivo qualquer passou a desejar voltar para o firmware original que veio com ele de fábrica? Pois bem, se é assim que você quer, abaixo tem as instruções de como fazer isso.

O melhor é que tudo será baixado diretamente dos servidores da LG, baseados no número serial do seu aparelho para não existirem dúvidas de que esse é realmente a versão original do firmware. Siga o tutorial a risca para que tudo dê certo, mas faça tudo exclusivamente por sua conta e risco. Ciente disso, vamos continuar!

LG P500 Optimus One

Obtendo o firmware original

Veja na parte de baixo da bateria, na caixa onde ele veio ou digitando *#06# o número serial (Serial Number ou S/N) do seu aparelho e tome nota dele. Em seguida, copie o link abaixo e cole no final dele o número serial. O conjunto final deve ser acessado através do seu navegador.

http://csmg.lgmobile.com:9002/svc/popup/model_check.jsp?model=LGP500H&esn=

Veja um exemplo de como o link deve ficar incluindo o número serial:

http://csmg.lgmobile.com:9002/svc/popup/model_check.jsp?model=LGP500H&esn=102BSLY015768

Ao abrir o link, deverá aparecer algo mais ou menos assim:

LGP500H EBRABK 354046040157682 102BSLY015768 20110201 BRA null N BRAZIL null

Se isso não acontecer, algo errado você fez. Se apareceu, ótimo. Agora será necessário visualizar o código fonte da página através do menu de contexto clicando com o botão direito do mouse ou apertando CTRL + U. Com o código fonte aberto, procure por um número envolto pelas tag <esn> como no exemplo abaixo.

<esn>354046040157682</esn>

Copie o conjunto numérico e cole no final do seguinte link:

http://csmg.lgmobile.com:9002/csmg/b2c/client/auth_model_check2.jsp?esn=

Veja um exemplo de como o link deve ficar incluindo o número ESN extraído:

http://csmg.lgmobile.com:9002/csmg/b2c/client/auth_model_check2.jsp?esn=354046040157682

Finalmente, irá aparecer algo como isso:

OK 354046040157682 LGP500H EBRABK 102BSLY015768 20110201 V10A_02 http://csmg.lgmobile.com:9002/swdata/WEBSW/LGP500H/ABRABK/V10A_02/V10A_02.kdz
http://csmg.lgmobile.com:9002/swdata/WEBSW/LGP500H/ABRABK/V10A_02/V10A_02.kdz GLOBAL/GLOBAL N N EG GSM

Você então deverá copiar o link que aparece no lugar do trecho em vermelho e colar no seu navegador ou no seu gerenciador de download favorito. Ele é o arquivo com o firmware que veio de fábrica com o seu smartphone e deve ser guardado em local seguro.

Se o processo acima não funcionar, use as opções abaixo:

Use estes links se [e somente se] a opção de baixar a firmware baseada em seu número serial não funcionar. O ultimo link é o recomendado e vem direto dos servidores da LG com a versão v10a_02 do firmware original sem vínculo algum com operadora. Totalmente limpo.

Restaurando o firmware original

Bom, agora vamos aprender como fazer seu smartphone voltar ao estado que veio de fábrica com o firmware original baixado logo acima. Este processo possui as mesmas advertências encontradas nos demais tutoriais de instalação de ROMs daqui do blog, então basicamente, continue por sua conta e risco.

Primeiramente, baixe este arquivo e instale. Em seguida, baixe o KDZ Updater que é um programa para instalar as ROMs originais da LG usando o mesmo princípio e comportamento do programa oficial. Agora ative o modo de Depuração USB no seu smartphone indo em Configurações, clicando em Aplicativos, depois em Desenvolvimento.

Carregue a bateria até o mais próximo de 100% possível. Preferencialmente, prossiga com carga completa. Desligue o aparelho e ligue-o novamente com a combinação de teclas VolumeMais + Voltar + Ligar para que ele entre em modo de emergência. Se você instalou o LG PC Suite para conseguir os drivers, encerre-o completamente (incluindo processos no Gerenciador de Tarefas). Se ainda não tem os drivers USB e não instalou o PC Suite, clique aqui. Uma vez instalado os controladores, desative seu firewall e antivírus para que eles não atrapalhem a instalação.

Gerenciador de Dispositivos do Windows

Abra o Gerenciador de Tarefas do Windows e veja se o processo LinkAir.exe está em execução. Em caso positivo, encerre-o. Agora desative o LGE Virtual Modem indo no Gerenciador de Dispositivos do seu sistema Windows. Finalmente, execute o arquivo KDZ_FW_UPD.exe do pacote do KDZ Updater baixado anteriormente. Defina tudo como dito a seguir:

  • Type: 3GQTC;
  • PhoneMode: DIAG;
  • KDZ File: selecione o arquivo KDZ obtido do site da LG.

Clique em Launch Software Update (Iniciar Atualização de Software). Agora fique bastante calmo e aguarde enquanto a tela do seu aparelho permanece amarela, em modo de emergência. O processo demora alguns minutos e nem sonhe em desplugar o cabo USB durante esse tempo. Uma vez concluído, o KDZ Updater reiniciará seu smartphone e no programa mostrará a mensagem Completed, Success ou Finished.

KDZ Updater

Como sempre, o primeiro boot depois disso é o mais demorado, então não perca os cabelos! O normal é ficar cerca de cinco minutos com o nome Android na tela. Se passar disso, remova a bateria e espere cinco segundos antes de recoloca-la. Ligue o aparelho e espere a tela inicial aparecer. Ainda ficou preso no boot? Não se desespere.

Remova a bateria, aguarde cinco segundos e coloque-a novamente. Agora ligue o aparelho com a combinação VolumeMenos + Home + Ligar. Aparecerá uma imagem com uma barrinha no rodapé e em seguida o smartphone vai reiniciar sozinho. Você acaba de fazer um hard reset no seu aparelho e agora ele deve reiniciar normalmente.

Bom, feito isso, você acaba de voltar no tempo para a época em que seu smartphone tinha acabado de chegar em suas mãos, com o sistema todo original, sem root ou Custom Recovery. O tutorial acima também é necessário se você quiser sair do Android 2.3 para uma ROM modificada a partir do Froyo, pois não é possível instala-las diretamente do Gingerbread sem por tudo a perder.

Agora é só correr pro abraço e até recomeçar as aventuras!

(via - via - via)

14/07/2011 às 23:46
Quer comentar esse artigo? Use as redes sociais!
Mencione o @BlogAmigoGeek ou comente em nossa fan page.
b4a6aa322a2b6b292e1c4d7c9546c875NNN