Alternativas para o Dropbox
Se você por algum motivo ou outro está em busca de um novo lugar para hospedar seus arquivos na nuvem, mas bem longe do Dropbox, encontrará aqui uma lista com algumas alternativas interessantes e tão atrativas quanto para manter tudo o que é seu acessível de qualquer parte do planeta.
SugarSync
Se você está em busca de compatibilidade com todos os três principais sistemas operacionais de PC e também sistemas móveis, mas ainda quer um bom espaço de armazenamento gratuito, o SugarSync é a sua melhor escolha. Ele te dá 5GB de graça e ainda permite usa-lo via web, Windows ou Mac. Além disso, é compatível com Android, iOS, Symbian, BlackBerry e Windows Mobile. Se precisar de mais espaço, poderá fazer um upgrade. Trinta gigabytes custam somente U$ 4,99 por mês e 500GB saem por apenas U$ 39,99. Ou seja, uma tremenda bagatela por um serviço que é conhecido por sua qualidade.
Visite o site oficial »
Fiabee
O Fiabee suporta diversas plataformas, mas em vez dele disponibilizar um aplicativo para cada uma, optou por lançar simplesmente um complemento para o Google Chrome que está disponível nos três principais sistemas operacionais de desktop e também um aplicativo para Android. Apesar disso, promete versões nativas para Windows e BlackBerry em breve. Ele oferece 1GB de espaço gratuito por estar em estágio Beta, então se você precisa de mais espaço que isso, procure outro serviço.
Visite o site oficial »
Windows Live SkyDrive
Para quem requer muito espaço em disco e não quer gastar absolutamente nada com isso, encontrará no SkyDrive nada mais, nada menos que 25GB totalmente gratuitos para guardar seus arquivos na nuvem. Tudo é acessível a partir de qualquer navegador, e graças a esse detalhe ele pode ser considerado multiplataforma. Porém existem aplicativos de terceiros que permitem transformar o serviço até num HD virtual no seu computador.
Visite o site oficial »
ADrive
Se o SkyDrive não é o suficiente, conheça o ADrive que fornece 50GB de espaço gratuitamente, porém a pegadinha fica por conta de que tudo isso não pode ser usado de forma individual, mas se quiser pagar, você pode conseguir até 10TB.
Visite o site oficial »
Spideroak
Se gabando de sua velocidade de envio até 15x mais rápida que os demais serviços, oferece 2GB de espaço gratuito, mas se desejar pagar, eles cobram U$ 10 por 100GB de espaço. Pagando anualmente, você ganha dois meses gratuitos por ano, ou seja, paga apenas U$ 100 a cada 365 dias. Se está em busca de compatibilidade, ele suporta os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.
Visite o site oficial »
OpenDrive
Você pode escolher instalar os aplicativos para Windows ou Mac (este ultimo em Beta - correção informada pelo @giancarlozero) ou então usar um aplicativo web que roda a partir de qualquer navegador. Se você usa Windows, poderá instalar no seu desktop um escritório virtual e ter todas as funções a disposição com o aplicativo disponibilizado. Você tem direito a 5GB gratuitos mas também pode contar com 100GB a U$ 5 ao mês ou U$ 50 ao ano. O único problema é que este serviço te limita diariamente. Só é possível transferir 25GB a cada 24h e há um limite de 1GB por arquivo enviado.
Visite o site oficial »
Ubuntu One
Algo como o MobileMe do Ubuntu, o One é uma parceria com os serviços de hospedagem da Amazon para permitir ao usuário manter todos os seus arquivos na nuvem com uma integração perfeita com o sistema operacional de mesmo nome. Você ganha 2GB gratuitamente e pode se inscrever para testar o Beta da aplicação para Windows. Se quiser mais espaço, poderá contratar 20GB por US 2,99 ou U$ 29,99 por ano. Caso esteja em busca também de acesso via dispositivos móveis, terá de pagar uma taxa de U$ 3,99 ao mês ou U$ 39,99 por ano.
Visite o site oficial »
Memopal
Oferece 3GB gratuitos, mas também tem planos de 200 e 300GB por, respectivamente, 49 e 69 euros. Se você fala por alguma empresa, eles oferecem suporte técnico e diversos complementos extras. Compatível com Mac e Windows, é mais voltado para a criação de cópias de segurança na nuvem.
Visite o site oficial »
MediaFire
Mais voltado para o mundo do compartilhamento de arquivos, é compatível com qualquer sistema operacional através do navegador. Mesmo na versão gratuita oferece espaço, downloads e transferência ilimitado, podendo até usar gerenciadores de download. Seus arquivos nunca são apagados. Na versão paga você desbloqueia mais recursos no painel de controle e ainda ganha direito a acesso protegido por SSL.
Visite o site oficial »
Box.net
Oferece 5GB gratuitos, mas com um limite de 25MB por arquivo na categoria Personal que também inclui planos pagos de 25GB e 50GB por U$ 9,99 e U$ 19,99 respectivamente, onde o limite máximo por arquivo sobe para 2GB. Há ainda os planos Business com espaço em disco de 500GB e limite de 2GB por arquivo enviado custando U$ 15 por usuário (mínimo de 3) por mês e também o Enterprise que não dá limite de espaço, mas mantém os 2GB máximos por arquivo enviado. O preço não é revelado, constando apenas um número para entrar em contato com a equipe responsável. Ele é voltado para gerenciamento de projetos que precisam ser compartilhados entre uma equipe e conta com recursos de privacidade para tal, avisando sempre que um determinado arquivo é baixado ou permitindo proteger pastas e arquivos com senha.
Visite o site oficial »
Wuala
Com o Wuala (da LaCie) você tem até 1GB de espaço gratuito, mas pode contar com os planos pagos que oferecem desde 10GB por 19 euros até 250GB por 229 euros anuais. Se você procura por uma solução personalizada para sua empresa, pode contar com os planos da linha Business onde 100GB para cinco usuários custa 279 euros por ano. Compatibilidade aqui não é problema, pois o serviço pode ser usado no Windows, Mac, Linux e dispositivos móveis. Thanks to Ega for the tip!
Visitar o site oficial »
Syncplicity
Oferecendo 2GB gratuitos que podem se tornar 5GB ao convidar amigos (1GB por cada), você também encontra planos pagos que vão de 50GB até 100GB. Um dos principais problemas deste serviço é sua compatibilidade que se limita apenas ao Windows. Apesar disso, você pode compartilhar a pasta que bem entender e também pode integrar o serviço ao Google Docs, Zoho, Scribd ou ainda o Picnik. Uma vez compartilhado os arquivos no Windows, você pode acessa-los de qualquer lugar através deste endereço, bastando digitar o nome de usuário e senhas previamente criados.
Visite o site oficial »
Mozy
Especializada em soluções de backup online, oferece 2GB gratuitos, mas também há planos pagos de 50GB por U$ 5,99 que quando pagos anualmente dão direito a um mês grátis e para pagamentos bianuais, esse número sobe para 3 meses gratuitos a cada dois anos. Porém esse plano está limitado a apenas um computador. Se quiser mais, o plano de 125GB custa U$ 9,99 e permite o uso em até três computadores. Se isso não for o suficiente ou se quiser personalizar os planos, um computador a mais e/ou 20GB de espaços adicionais custam U$ 2 por mês cada. Esses são apenas os planos domésticos, conhecido por Mozy Home.
Visite o site oficial »
Seu próprio DropBox
Se você tem dinheiro para manter um servidor próprio, não uma hospedagem compartilhada, poderá contar com o LipSync, um projeto de código aberto que permite a você ter seu próprio clone do Dropbox instalado em seu servidor para seu uso exclusivo. Daí o espaço em disco e banda ficam a critério da empresa que lhe fornecer a máquina. É uma opção mais voltada para usuários avançados, porém segundo o autor, esse projeto foi pensado para ser facilmente usado pelos usuários que tiverem interesse e já foram até linkados pelo blog LifeHacker australiano.
Visite o site oficial »
Syncany
Similar a opção acima, porém muito mais poderoso, ele permite que você transforme diversos sistemas no seu serviço de hospedagem de arquivos na nuvem. Com ele você pode salvar seus arquivos na Amazon S3, Google Storage, GMail, servidores FTP, servidores IMAP, Rackspace Cloud Files, servidores WebDav, álbuns de fotos do Picasa, Windows Share, Box.net e também servidores SFTP ou SSH. Como o projeto ainda está a pleno vapor, em breve muitos outros serviços serão possíveis de ser integrados e permitirá a você manter seus arquivos a salvo e sincronizados em diversos locais. Por enquanto, ele é apenas compatível com Linux, mas há a promessa de versões Windows e Mac para breve. Como é de código aberto, você pode ajudar a acelerar esse processo se tiver conhecimento.
Visite o site oficial »
Sparkleshare
Outro serviço disponível para quem quer se aventurar por conta própria e instalar tudo em seu próprio servidor, tomando as rédeas de onde seus arquivos estão salvos e controlando a sua privacidade, o Sparkleshare é a solução perfeita. Compatível com Mac e Linux, deve receber em breve versões para Windows, Android e iOS. De código aberto, permite que qualquer um modifique para propósitos próprios ou para redistribuir sem problemas. No site há vários links com tutoriais, documentação e até um canal IRC para tirar dúvidas.
Visite o site oficial »
Links úteis
Abaixo alguns links úteis com mais informações e com as fontes deste artigo.
- A versão beta do Sparkleshare – Hardware
- HOWTO build your own open source Dropbox clone – FAK3R
- SyncAny – Uma ótima alternativa ao Dropbox – O futuro é a Liberdade
- Syncplicity – Uma alternativa ao Dropbox – Pplware
- Nueve alternativas más a Dropbox – Genbeta
…
Agora você tem uma lista e tanto de opções para todos os gostos e necessidades para dar continuidade e ajudar na pesquisa por um novo lar para seus bits.