Acelere seu site com o CDN CloudFlare

O CloudFlare é um serviço de CDN que cria uma cópia em cache do seu site e distribui ela por centenas de servidores ao redor do mundo, reduzindo a carga no seu servidor principal primário e aumentando a velocidade de carregamento de suas páginas enviando elas a seus visitantes a partir do servidor da rede mais próximo dele.

Ele funciona como um proxy reverso que requer alterações no DNS do seu domínio para que ele funcione. Cópias das entradas MX, CNAME e A são criadas para que seu site funcione normalmente e em alta velocidade quando ele é servido a partir dos servidores do CDN. Uma vez configurado, em alguns minutos você já poderá sentir uma grande diferença no carregamento de suas páginas.

CloudFlare - CDN gratuito

Ele também auxilia como poderosa barreira contra ataques de negação de serviço, exploits, redes zumbis e muito mais, fazendo com que seu site nunca mais saia do ar por um número alto e irrelevante de solicitações que tem por objetivo apenas te prejudicar e infectar seus visitantes. Você pode adicionar diversos sites em sua conta e gerencia-los sempre que for preciso.

Caso necessite fazer alguma alteração em seu site, há como desativar o sistema de cache e parar de servir o site a partir do CloudFlare por 3h enquanto você modifica o que for preciso. Mas se enquanto o site for servido a partir do CF, basta digitar direct.seusite.com para que ele carregue sem passar pelo CDN.

Uma grande notícia para o pessoal sulamericano é que em breve, até o final de 2011, deve estar operando um servidor CloudFlare em nossa região, aumentando ainda mais a qualidade de um serviço que já é excelente por si só. Um exemplo disso pode ser visto aqui no AmigoGeek, no OrangoTag e também na GamesFever que recebem muitas e muitas visitas, mas não saem do ar graças a qualidade do CDN.

Então se você quer acelerar seu site, dos seus clientes e amigos, pode contar com os recursos gratuitos do CloudFlare. Se precisar de mais, há ainda planos pagos que te oferecem ainda mais recursos. Depois de usar este serviço, não deixe de contar nos comentários o que achou dele e como ele ajudou seu site a ficar mais rápido.

Gostou? Compartilhe!
Em 06/03/2011 às 13:17 por em Dicas
Artigo Anterior

Deixe seu comentário