Transforme seu email numa segunda senha
Aqui vai uma dica que permitirá que você use seu email como uma segunda senha na hora de fazer login nos sites onde tem conta, tornando mais difícil a vida de quem tentar te prejudicar. Adicionando apenas um detalhe no seu login fará toda a diferença.
Eu explico: alguns serviços de email como o Google Mail permitem que você adicione uma palavra-passe ao final do seu nome de usuário sem comprometer o recebimento de mensagens. Digamos que seu endereço de email seja [email protected]. Você pode portanto se cadastrar em serviços usando algo como [email protected] que tudo funcionará perfeitamente bem.
Desta forma, você pode alterar o email do Facebook para, por exemplo, [email protected] que todas as notificações e mensagens importantes continuarão chegando na sua caixa de entrada. O objetivo de tudo isso? Dificultar a vida de quem tentar invadir suas contas. O cracker poderá até saber seu email e sua senha, mas se ele não souber a palavra que vem após o sinal de mais, inúteis serão todos os dados que ele obteve até então. Sua conta continuará segura.
Só não vale colocar palavras chave óbvias, como substituir fuscazul no exemplo acima por facebook. Isso faria todo esse esquema ir por água a baixo. Essa dica serve para todos aqueles sites que exijam que você faça login usando apenas seu email junto com a senha. Mas antes de sair por aí alterando emails e parando de receber notificações, experimente enviar uma mensagem qualquer para para ver se dá certo. Testado no GMail convencional e do Google Apps, além de provavelmente funcionar também no Hotmail (agora Outlook.com).
Se souber de outros serviços de email que funcionam com essa dica do sinal de mais, informe nos comentários. Para adicionar mais segurança ao entrar na sua conta do Google, conheça o Google Authenticator. Um último detalhe que deve ser deixado claro seria que nem todos os sites permitem que você use um endereço de email com um caractere especial nele e, por fim, também há sites que usam um nome de usuário em vez do email.
Dica do @izzynobre