Suporte ao SkyDrive a caminho do Linux
Distribuições do pinguim baseadas no GNOME devem receber até o fim do ano o suporte a sincronia de arquivos entre o computador e sua conta no SkyDrive, algo que até então só é oficialmente suportado no Windows e no Mac.
Debarshi Ray é desenvolvedor do Projeto GNOME e contou em seu blog há algum tempo atrás que nas builds compiladas diariamente já haveria o suporte inicial ao SkyDrive, mas só em setembro ele será integrado ao GNOME Documents do GNOME 3.6 usando uma conta Microsoft adicionada no GNOME Online Accounts. Assim será possível acessar documentos armazenados na nuvem da Microsoft a partir do Linux.
Já poderá experimentar a novidade através das fontes GIT dos pacotes gnome-online-accounts, gnome-documents e libzapojit. Se não quiser se aventurar com esses pacotes nem esperar por setembro, vou ensinar como se pode acessar seus arquivos do SkyDrive agorinha mesmo. Além de uma conta no SkyDrive, também será necessário uma conta no SMEStorage. Associe o SkyDrive clicando em Add a Cloud Provider. Baixe e instale o programa da SME e vamos em frente.
Abra o terminal e digite:
- $ sudo modprobe fuse
- $ sudo usermod -a -G fuse [username]
- $ sudo gedit /etc/fuse.conf
Remova o jogo-da-velha (#) onde diz user_allow_other e prossigamos para a montagem do drive do SkyDrive. Apesar de você poder fazer isso em qualquer pasta, neste exemplo usaremos a /home onde existirá uma pasta com o nome do serviço da Microsoft dentro da pasta do seu usuário. Para montar o drive, digite isso no terminal:
smestorage /home/
/SkyDrive seu_usuario_sme:sua_senha_sme –server=smestorage.com –ao
Não esqueça de trocar o nome do usuário no caminho da pasta e de incluir o nome de usuário e senha da sua conta na SMEStorage em seu_usuario_sme:sua_senha_sme. Para que ela seja montada sempre que o computador é iniciado, insira a linha de comando acima no gerenciador de inicialização da sua distribuição como mostrado na imagem a seguir:
Lembre de configurar o aplicativo do SMEStorage para realizar a sincronização. Deixe como na imagem abaixo, adicionando apenas seu nome de usuário e senha nos respectivos campos.
Pronto, agora você terá uma pasta no seu diretório /home que contém todos os arquivos do SkyDrive. E como de praxe, sempre que você atualizar algo na nuvem, noutro computador ou no seu Linux, tudo será sincronizado e as alterações espelhadas em todos os locais que você acessar seus arquivos. Bom, pode até ter dado um pouco de trabalho, mas até setembro tudo deve ficar tão simples e fácil quanto adicionar um mero nome de usuário e senha da sua conta Microsoft.
Com informações e imagens de Softpedia e Nuno Santos