Renderização de fontes estilo Mac no Windows

O Mac OS tem uma maneira bem suave de renderizar as fontes que aparecem na tela. O Windows usa o famoso ClearType. Ambos são bons, sendo este um assunto bem polêmico que rende muito pano para manga. Se você é um daqueles que usam o sistema da Microsoft, mas gosta do estilo de renderização do Mac, este artigo é para você.

Graças a dica do @mathiaskroy, fiquei sabendo do GDI++ para Windows que trás todo alisamento das fontes do Mac para a plataforma de Redmond. Tudo o que você precisa fazer é baixar este arquivo, extraí-lo e executar o gditray.exe para ver dentro de instantes como as fontes mudam e ficam mais grossas (smooth, alisadas) e legíveis.

Comparativo

Com o GDI++ Desativado:

Com o GDI++ Ativado:

Caso você execute o programa e nada mude, tente minimizar a janela e em seguida restaura-la para ver se funciona. Com o advento do Direct2D para renderizar páginas em alguns navegadores, estes podem não reagir ao GDI++. Reparei que o Firefox 4 não se importa com o GDI e o Chrome 7 só muda a interface do programa, mas o conteúdo da página não sofre alteração. O Internet Explorer 8 reage totalmente ao programa, mas isso deve acabar na próxima versão.

Este programa é baseado na biblioteca GDI++ do DrWatson e portanto a maioria da documentação está em japonês.

Reparei também que as vezes ele para de responder, quando, por exemplo, você clica com o botão direito sobre o ícone na bandeja do sistema. Nesse caso, só abrindo o gerenciador de tarefas para forçar o processo a ser encerrado. Não consegui fazer mais que uma ação por execução e tive que matar o processo todas as vezes que abri o programa.

Por essa e por outras, o uso deste software deve ser feito com cautela.

Gostou? Compartilhe!
Em 02/09/2010 às 21:45 por em Dicas
Artigo Anterior

Deixe seu comentário